Sindilojas Caxias e sindicatos patronais do comércio varejista do Estado solicitam apoio da Fecomércio -RS junto ao Governo Estadual para liberação de prova de roupas e calçados após a devida higienização
A presidente do Sindilojas também registra preocupação com a baixa movimentação no comércio
A presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, participou na manhã desta sexta-feira, (24), de uma videoconferência com o presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), Luiz Carlos Bohn, e com presidentes de 19 sindicatos do comércio varejista do Estado. A reunião abordou as baixas vendas no comércio e as formas de buscar recursos para capital de giro, como prorrogação de impostos e tributos, entre outros.
Durante a reunião, a presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, levou como pauta a solicitação de que a Fecomércio-RS intervenha junto ao governo do Estado, como representante oficial do segmento varejista, buscando que o executivo gaúcho permita a prova de roupas e calçados no interior das lojas, intensificando o processo de higienização das mesmas. Os demais sindicatos patronais que participaram da reunião se posicionaram a favor da pauta apresentada por Idalice.
Esta tarde o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, informou que entregou um ofício ao governo do Estado pedindo a permissão da prova de roupas e calçados para os municípios de regiões com menor risco momentâneo de proliferação do coronavírus, classificadas com bandeiras verde ou amarela na nova classificação de risco do governo.
A presidente do Sindilojas Caxias considera que o impedimento da prova gera dificuldades na venda destes itens em um período em que o comércio já registra grandes baixas nas vendas. A líder empresarial celebra a abertura do comércio nos municípios da base territorial do Sindilojas, mas revela preocupação com o baixo movimento registrado nesta primeira semana após a abertura. “Conversando informalmente com os empresários, eles nos apontam um movimento de apenas 30% do que ocorre em situações normais no setor. Já está difícil recuperar as perdas de quase um mês sem faturamento e a impossibilidade de provar os artigos retrai ainda mais o consumidor”, analisa Idalice.
A preocupação da presidente do Sindilojas é dirigida especialmente aos pequenos comerciantes. “Uma queda tão grande na movimentação já é muito difícil para o empresário mais estruturado administrar, e se torna muito crítica para os lojistas com menos receita em seu fluxo de caixa”, considera. O Sindilojas Caxias realiza desde o dia 13 de abril, uma campanha em suas redes sociais incentivando a população a comprar do comércio local nos municípios que compõem a base territorial da entidade: Caxias do Sul, Flores da Cunha, Antônio Prado, São Marcos e Nova Pádua. As artes estão disponíveis e podem ser compartilhadas pelas empresas e pela população nas redes sociais.
Conheça o programa SABE CAXIAS by BITCOM:
Segue o link:
Sabe Caxias by Bitcom – Ao Vivo – 24/04/2020
Sabe Caxias by Bitcom – Ao Vivo – 24/04/2020Assuntos de seu interesse.s.
Posted by Bitcom TV on Friday, April 24, 2020