Rede de relacionamentos como ferramenta de marketing por Tiago Thimmig Diel (*)
(*) Docente da área de Gestão do Senac Caxias do Sul
Todo e qualquer negócio que existe no mundo visa suprir uma necessidade, e essa é a razão da existência dele. Portanto, independentemente do ramo da atividade, a venda é fundamental e, para vender, precisamos do Marketing. Se fosse possível resumir em uma palavra o que significa Marketing, o termo que mais se aproxima seria “convencimento”. O que leva uma pessoa a escolher um produto ou outro? O que leva um indivíduo a ter preferência por um serviço que fica do outro lado da cidade? Seria o preço? Seria a qualidade do produto? A localização? Ou a maneira que estes produtos e serviços são promovidos?
Não há receita de bolo para esse tema, mas o que se sabe é que Marketing é a maior ferramenta de convencimento que um negócio pode ter. O conceito de Marketing é amplo, profundamente estudado e debatido ao longo dos anos. Apesar de tanto conhecimento gerado e tanto informação sobre o assunto, estamos vivendo uma mudança de paradigma.
O Marketing mudou e uma empresa que hoje está fora das redes sociais está fora também do mercado, distante dos clientes e de uma infinidade de negócios possíveis. Mas como se aproximar dos clientes sem ser invasivo, entendendo o que o cliente quer por meio de uma rede social? Como tirar o máximo de informação das redes para conhecer o comportamento do consumidor e estar mais preparado para as mudanças de tendências?
Existem diversas possibilidades de aprimoramento relacionadas ao marketing digital e às redes sociais. Portanto, cabe às pessoas entenderem que as relações sociais mudaram e a forma de interagir também mudou, ficando isso ainda mais evidente nestes tempos sombrios no qual vivemos com a pandemia da Covid-19.
As redes sociais são uma fonte inesgotável de informações e possibilidades, repletas de pessoas que estão dispostas e interessadas em produtos e serviços. Cabe aos profissionais entenderem estes novos paradigmas e buscarem o aperfeiçoamento necessário para usufruir de um mercado extremamente promissor.
Divulgação Sabe Caxias: