Economia / Empresa caxiense de tecnologia celebra crescimento de 18%

Na esteira do incremento registrado nos primeiros sete meses de 2021 e nas comemorações pelos 5 anos, 4Fx passa a se chamar Tree Space Evolução em Negócios. Sócios projetam aumento de 23% na lucratividade até dezembro com expansão da operação

 

Rodrigo Boito, Valéria Menin e Felipe Raota comandam a Tree Space de olho na expansão para outros estados. Empresa comemora crescimento de 18,3% nos primeiros setes meses deste ano
Crédito: Ariane Tomazzoni

A empresa caxiense de software, suporte e consultoria em tecnologia 4Fx comemora o crescimento de 18,3% no faturamento nos primeiros sete meses deste ano com um pacote recheado de novidades. Comandada pelos sócios Felipe Raota, Rodrigo Boito e Valéria Menin, a empresa passa a se chamar Tree Space Evolução em Negócios, anuncia mudança de endereço e projeta ampliação de clientes para o seu principal produto, o Guardião XML, que deve ter um incremento de 225% em usuários no sistema de gestão que automatiza e organiza o envio e recebimento de notas fiscais.

A empresa viu um boom na procura pelos serviços com a expansão do e-commerce no ano passado. O diretor de Desenvolvimento da Tree Space, Felipe Raota, destaca que, mesmo já trabalhando com soluções para as operações de venda on-line, a pandemia acabou ampliando essa demanda. Ele também cita o fato de muitas organizações reduzirem as equipes e passarem a atuar em home office como fatores que levaram ao crescimento registrado a partir do segundo semestre de 2020 e que devem contribuir para uma expansão de 23% na lucratividade da Tree Space até o final deste ano.

“Muitas empresas tiveram que repensar os seus processos, se estavam adequadas a essa realidade. Desde o início da pandemia, nossa demanda de consultoria em negócios e sistemas aumentou consideravelmente. De forma prática, enquanto tudo está bem, poucos gestores pensam em otimizar processos. Mas quando a insegurança do futuro bate na porta, aumentar a produtividade das equipes se torna uma urgência”, constata Felipe Raota.

Outro fator que contribui para a rápida expansão do negócio é não ter limitação de ramos de atividades. A Tree Space atende indústria, comércio, importadoras, prestadores de serviços, entre outros. Empresas como Sumig Soluções para Solda (metalúrgica), Deusa Alimentos, Concresul e Marson (Atacado) estão entre os clientes.

Além do Rio Grande do Sul e São Paulo, atualmente a Tree Space presta serviços e consultoria para organizações em Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará. Os projetos de expansão incluem ainda operações nos estados do Paraná, Goiás, Rio Grande do Norte e Bahia.

“Em empresas de médio e grande porte é necessário ter um sistema ERP (sigla em inglês para Enterprise Resource Planning), que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados, para controle das operações diárias. Porém, o conceito de sistemas de gestão não é ser especialista em determinada área, e sim atender ao máximo de setores possíveis. Com isso, as empresas estão adicionando sistemas específicos, com as melhores práticas do mercado, integrados ao sistema de gestão. Esse tipo de estratégia vem gerando resultados atrativos, aumentando a nossa competitividade no mercado”, comemora Raota.

Aniversário e novo nome

A diretora Valéria Menin explica que a mudança de nome de 4Fx para Tree Space vem ao encontro da nova fase da empresa, e que foi escolhido por fazer referência ao foguete, onde o desenvolvimento tecnológico é direcionado ao espaço, sem limites.

“Nos últimos anos a empresa acelerou seu processo de crescimento e sentimos que precisávamos de uma marca que representasse o momento que estamos vivendo. Com a alteração do nosso modelo de negócio, decidimos repaginar o nome, a identidade visual e até mesmo o espaço físico”, conta Valéria. A nova casa da Tree Space fica no mesmo edifício onde já atuavam, mas agora no 6º andar (Rua Os Dezoito do Forte, 422, sala 601 – Lourdes), em Caxias do Sul.

O responsável pela área de Tecnologia e Inovação, Rodrigo Boito, cita algumas conquistas ao longo dos cinco anos, como o aumento de 100% no número de colaboradores, a implantação dos setores comercial e de suporte, além da criação do próprio Guardião XML, em 2018.

“A possibilidade de mudança em nossas atividades não nos assusta, e estamos prontos para novos desafios. Mesmo assim, a direção que apontamos vai nos levar à criação de mais produtos acoplados ao Guardião XML, transformando-o em uma plataforma completa para oferecer aos nossos clientes. Para os próximos cinco anos, queremos levar a Tree Space fisicamente também para São Paulo”, revela Boito, reforçando que o estado é o segundo principal mercado da empresa, atrás apenas do Rio Grande do Sul.

Além do Guardião XML, a Tree Space presta consultoria especializada no sistema de gestão de empresas ERP Protheus, da Totvs, atuando desde a implantação, treinamento, manutenção, customizações e, principalmente, otimização de processos.

“Nossa equipe é completa na área de atuação por ter especialistas em Desenvolvimento, Infraestrutura e Negócio. Devido a nossa ampla experiência em implantações em diversos segmentos, já vimos as mais variadas necessidades de melhorias no sistema Protheus. Com isso, criamos produtos que potencializam as operações diárias dos nossos clientes. Trazendo agilidade e informações estratégicas para tornar as tomadas de decisões mais assertivas”, explica o sócio.

Boito acrescenta que o principal foco é atender a necessidade de cada cliente, com processo de desenvolvimento simplificado.

“Conseguimos entregar mudanças e melhorias de forma mais ágil, pois removemos grande parte das burocracias utilizadas pelas metodologias dos sistemas de gestão. Outro grande diferencial são os nossos canais de relacionamento com os clientes: suporte e comercial. Nosso suporte, mesmo utilizando tecnologias de controle, é humanizado, com contato direto com os usuários que precisam de nosso apoio”, garante.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *