Artigo / Desenvolvimento empresarial com base na Sincronia Sistêmica
Se os resultados alcançados no negócio não estão satisfatórios, possivelmente alguns fatores na empresa podem estar prejudicando o seu andamento.
A administração científica tem como principal objetivo o desenvolvimento empresarial eficiente, maximizando o rendimento e minimizando o tempo, energia e capital dispendidos nos processos. Ideias clássicas de pioneiros, a exemplo de Taylor, Fayol e Ford foram enriquecidas, através do tempo, por vários outros, como Maximiano, Drucker, Rifkin, Stone e Toffler. O pensamento sistêmico, citado por Peter Sengue, em “Quinta Disciplina”, e por Bertalanffy, em “Teoria Geral dos Sistemas”, preconiza a correlação entre as partes que compõem uma organização.
Considerando o que já é conhecido na área da administração empresarial em relação às infinitas possibilidades na atração de oportunidades e interação com as situações, foi desenvolvida a técnica Sincronia Sistêmica.
Esta técnica oportuniza a organização dos elementos interdependentes que formam o sistema empresarial. Em outras palavras, promove o alinhamento das intenções de todos os interessados no negócio na direção do propósito da organização. Abrange o seu ambiente total: o ambiente interno, externo e o universo de possibilidades, gerando o meio propício para o pleno desenvolvimento das atividades.
As incertezas do negócio fazem parte do dia a dia do gestor que precisa tomar decisões a cada momento. Cada escolha pode levar a direções diferentes. Isto gera a necessidade de diretrizes para que as decisões não se dispersem do rumo desejado. Mesmo considerando que exista um planejamento estratégico como parâmetro, eventos inesperados acontecem.
Na prática, a Sincronia Sistêmica gera um eixo guia de energia no ambiente empresarial, que oportuniza melhores escolhas e decisões, conduzindo os acontecimentos na direção dos resultados esperados. No dito popular, “tudo conspira a favor”.
Isnar Amaral
Consultor em energia do ambiente – CRQ 05203390
Especialista em qualidade da energia do ambiente
Mentor em energia do ambiente empresarial
Divulgação Sabe Caxias: