Para preservar a cultura do Talian /Professor, escritor e compositor Ivo Gasparin lança em outubro a obra ‘Sento e Sinquanta Ciàcole – 150 Ani dei Taliani’

Uma obra com 232 páginas e 150 histórias escritas em Talian. Crônicas revestidas de certo humor que abordam os mais variados aspectos do cotidiano, da identidade, da cultura e da história dos antepassados que cruzaram o oceano em busca de melhores condições.

Visando preservar e oferecer aos filhos de descendentes italianos a oportunidade de dar vida a uma língua que ouviram dos avós, dos pais, dos tios, mas que se encontra adormecida, será lançado no mês de outubro o livro ‘Sento e Sinquanta Ciàcole – 150 Ani dei Taliani’, de Ivo Gasparin, um instrumento atraente para os que desejam aprender o Talian, Língua de Referência Cultural Brasileira, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Cultural Riograndense e Língua cooficial do município de Flores da Cunha e mais 12 municípios do estado do Rio Grande do Sul.

Com a escrita seguindo as normas gramaticais do livro ‘Talian par Cei e Grandi – Gramàtica e Stòria’, recentemente lançado com o objetivo de unificar o Talian, o livro contará também com 15 ilustrações, além do compêndio de crônicas escritas no Jornal O Florense desde sua fundação, em 1986. O título do livro e a quantidade de crônicas fazem referência aos 150 anos de imigração no Rio Grande do Sul, que se completam em 2025.

De acordo com o escritor, que possui a preocupação de manter viva a sua língua de infância, a produção da literatura é uma necessidade fundamental. “É uma forma de contribuir para a salvaguarda do Talian, estimular a prática de leitura e fruição de componentes fundamentais da cultura de identidade das comunidades”, afirma.

A obra  foi lançada no dia 1º de outubro, sábado,  na Vinícola Monte Reale, em Flores da Cunha – RS. Com uma tiragem de mil exemplares, 600 serão destinados à Associação dos Difusores do Talian – Assodita, e o restante ficará à disposição do público interessado.

O projeto tem patrocínio da Vinícola Monte Reale e financiamento do PRÓ-CULTURA – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Oficina do Talian

            Dentro da programação de lançamento da obra, o autor, Ivo Gasparin, também ministrará uma oficina de Talian na sexta-feira, dia 7 de outubro, na Casa de Cultura Flávio Luis Ferrarini, em Flores da Cunha, das 19h às 22h.

            O objetivo do evento, aberto para comunidade e professores, é apresentar as noções básicas da língua, grafia, acentuação e verbos fundamentais.

            As vagas são limitadas. Para se inscrever, basta contatar Gasparin pelo fone (54) 9.9121.5344.

Sobre o autor

Ivo Gasparin nasceu em 1941 no município de Veranópolis, distante 170km da capital gaúcha, Porto Alegre, e a pouco mais de 1h30min da cidade que, anos depois, ele escolheria para viver e ajudaria a escrever capítulos de sua história: Flores da Cunha.

É graduado em Filosofia, Teologia e Letras, professor e escritor. Também é afeiçoado por tudo o que diz respeito à cultura italiana. Possui várias obras já editadas, entre elas ‘Segredo de Pedra’, ‘A Maldição do Padre’ e ‘A Primeira Semente’. Conta ainda com uma vasta criação musical e muitas premiações, além de ser fundador do Grupo Musical Ricordi. O autor lançou, também, em 2012, um livro que reuniu 100 crônicas, ou melhor Ciàcoles, publicadas nas páginas de O Florense, intitulada, ‘Cento Stòri’.

Para dar ainda mais voz ao idioma que ele ajudou a tornar referência nacional, agora, ele apresenta sua mais nova obra, ‘Sento e Sinquanta Ciàcole – 150 Ani dei Taliani’, que reúne 150 crônicas em Talian, em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Uma criteriosa seleção das mais diferentes histórias narradas por seu personagem, Toni Sbrontolon.

Siga a página no Instagram: @sentoesinquantaciacole

Divulgação Sabe Caxias:
Beto Saroldi, consagrado saxofonista brasileiro,
assina a nova  música de Miguel Brambilla. 
Clique e ouça em primeira mão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *