Gustavo Tamagno Martins lança seu terceiro livro no Ordovás

O caxiense autografa “O colecionador de momentos e outras crônicas” no sábado (04/02)

Foto Daniel Martins

Quatro anos depois de lançar o seu segundo livro, o escritor e jornalista caxiense Gustavo Tamagno Martins, 22 anos, apresenta aos leitores a sua nova obra intitulada “O colecionador de momentos e outras crônicas”. O novo título do jovem será lançado no Zarabatana Café, junto ao Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312 – bairro Panazzolo), no sábado (04/02), a partir das 18h. No evento haverá a venda de exemplares e a sessão de autógrafos com o autor.

   O livro reúne 100 crônicas, que começaram a ser escritas após Gustavo criar uma coluna dentro do portal de notícias do seu bairro. De forma despretensiosa, o autor viu o projeto como uma motivação para escrever semanalmente e poder compartilhar os seus escritos com as pessoas. Os textos tratam sobre sentimentos, sonhos, ansiedade e as singelezas da vida.

   “Esses textos nasceram espontaneamente, de momentos comuns e triviais do dia a dia, mas que podem ser considerados extraordinários por todos os significados que carregam e pelas reflexões que trazem. Apresento aos leitores um Gustavo mais maduro do que anteriormente, mas que continua aquele jovem aprendiz da vida e apreciador das entrelinhas. Esse livro surge como uma espécie de álbum de figurinhas para que as pessoas percebam como é importante colecionar momentos e aproveitar os instantes ao máximo. Assim como nas obras anteriores, faço um alerta: a vida passa tão depressa”, destaca o autor.

   O prefácio da obra foi escrito pela doutora em Letras e psicanalista Adriana Antunes e a capa foi produzida pelo ilustrador e quadrinista Luan Zuchi. Publicado pela Editora Vírtua, o livro conta com apoio cultural das empresas Dicafer e Morangos Zanella. Além da comercialização no dia do lançamento, os exemplares também podem ser encontrados na Do Arco da Velha, na Almanaque Cultural, no site da editora (https://www.editoravirtua.com/loja/ocolecionador/) ou diretamente com o autor.

   “Comparo a escrita ao ato do cuidado com a terra porque ao ler Gustavo percebo nele a dedicação e a amorosidade fundamentais para a prática da escrita. Gustavo consegue em suas crônicas demarcar o tempo, podar as memórias e alinhar o espaço. Cultivar um jardim, assim como escrever um texto é, em certo sentido, uma aposta na vida, na renovação, no florescer e na frutificação. É também um ato de acreditar na possibilidade da mediação de realidades. E, é também, um modo, uma espécie de partilha de si”, discorre Adriana Antunes no prefácio.

   Gustavo estreou na literatura, aos 16 anos, com o livro “O cemitério misterioso”. Ele também é autor de “O sótão das lembranças” e tem participação na antologia nacional “Árvore da Vida”. Em 2021, o jovem foi escolhido como o patrono da primeira edição da Feira do Livro ao ar livre de Nova Pádua.

SERVIÇO

:: O quê: lançamento do livro “O colecionador de momentos e outras crônicas” do jornalista Gustavo Tamagno Martins

:: Quando: sábado, dia 4 de fevereiro, às 18h

:: Onde: Zarabatana Café (Rua Luiz Antunes, 312 – bairro Panazzolo)

SOBRE A OBRA

:: O colecionador de momentos e outras crônicas (Editora Vírtua, 136 páginas, R$30):

O que surgiu há mais de dois anos como a “coluna de sexta” no portal de notícias Parque Alvorada, se tornou uma forma do escritor Gustavo se motivar a escrever semanalmente sobre assuntos do cotidiano, da atualidade e dos sentimentos que nos envolvem. O resultado do que o autor considera como sua terapia, é lançado ao mundo em forma de textos que misturam o seu lado jornalístico e literário, não deixando de lado as suas reflexões sobre a preciosidade da vida e dos instantes, por mais pequenos que sejam e por mais fúteis que pareçam.

SOBRE O AUTOR

Nascido na cidade de Caxias do Sul (RS), em maio de 2000, Gustavo Tamagno Martins é jornalista formado pela FSG Centro Universitário e pós-graduando em Jornalismo Digital pela Unyleya, com passagens pelo Jornal Pioneiro e pelo Jornal O Florense. Autor dos livros “O cemitério misterioso” (conto de suspense), “O sótão das lembranças” (crônicas) e “O colecionador de momentos e outras crônicas” (crônicas), com participação na antologia nacional “Árvore da vida”. Já atuou na comunicação da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e da Codeca, bem como em agências de propaganda. Em 2021, foi escolhido como patrono da 1ª Feira do Livro ao ar livre de Nova Pádua.


Fotografias: Daniel Martins

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *