Festival Carnavalesco de Caxias do Sul lança samba-enredo “Encontro de Bambas” para animar a festa

A música foi composta por Guy Ribeiro e traz palavras-chave de cada escola de samba que já fez sucesso em Caxias

Guy Ribeiro

A união da poesia e da melodia é fundamental no Carnaval, pois dão asas à música que inspira a coreografia, a dança, sendo também uma forma de expressar os sentimentos levando para a comunidade temáticas relevantes, carregadas de sonoridade e mensagens que possam despertar reflexões. A música embala os desfiles, os blocos, é onde o coração do Carnaval bate mais forte. Diante disso, o “Encontro de Bambas Festival Carnavalesco de Caxias do Sul 2023” promete embalar a comunidade com a música que traz palavras-chave de cada escola de samba que já fez a alegria dos caxienses no município.

O Festival Carnavalesco acontece no dia 04 de março, a partir das 15h, na Rua Plácido de Castro, em frente a Maesa. Traz no nome “Bambas”, a força e a coragem marcando o início de um processo para a retomada do Carnaval das comunidades caxienses.

A melodia e a letra do “Encontro de Bambas”, são do compositor Guy Ribeiro, “pelas minhas vivências e pelos lugares que passei, praticamente em todas as escolas de samba aqui de Caxias, eu conheço muito bem a característica de cada uma delas. Eu conheço como a escola respira, como vivencia isso. Então foi muito tranquilo para eu fazer a letra, uma forma de retomar, de reerguer o Carnaval. É um incentivo, um trampolim para que a gente possa ter de volta um Carnaval profissional, que já encantou muita gente.”

A composição traz particularidades de cada escola de samba que já fez sucesso e tem importância para Caxias. Todas elas com simplicidade e grandeza contribuíram muito com a cultura na cidade. Além disso, a música ressalta palavras de força buscando fazer com que as comunidades se identifiquem com a letra.

“Acredito, que dessa vez, fui feliz de novo com a caneta, em poder traduzir o sentimento do povo carnavalesco de querer retomar o Carnaval de Caxias do Sul,” salienta o compositor, Guy Ribeiro.

O samba traz marcas de muitas mãos dedicadas e carregadas de sensibilidade, o compositor e produtor da obra é Guy Ribeiro, a percussão geral e arranjos ficam por conta do Mestre Batata; na percussão, Mateus Roth; coro, Djavan Batista; cavaco, Beiço do Cavaco; percussão, Mursa e a voz principal é de Xandynho Vidal.

“O Encontro de Bambas desencadeia um resgate do carnaval das comunidades caxienses, reverenciando os artistas que construíram a história dessa manifestação da cultura popular legítima e memorável na nossa cidade,” destaca a coordenadora da Unidade de Arte e Cultura Popular da SMC, Carine Turelly.

A realização do Festival é da Prefeitura de Caxias do Sul através da Secretaria da Cultura – Unidade de Arte e Cultura com apoio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), Coordenadorias de Proteção Social, Secretaria Municipal da Saúde (SMS), CAPS Cidadania e SAMU, Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), SAMAE e Festa da Uva. Conta ainda com o apoio da União das Associações de Bairros (UAB), Associação dos Amigos da MAESA (AMAESA), Brigada Militar, TV Caxias, Orquídea, Cooperativa Nova Aliança, Star Sorvetes, Vagão do Monge ChoppTruck e Wave Brazilian Wine.

Ouça aqui:

Letra do Samba-Enredo

 

ENCONTRO DE BAMBAS

Compositor Guy Ribeiro

 

VEM VEM VEM VEM CHEGA PRA CÁ

O CALDEIRÃO VAI INFLAMAR OH SORTE

TÁ TUDO JUNTO E MISTURADO

PRA TE CONQUISTAR

DEIXA O MEU SAMBA TE LEVAR

OLHA SÓ QUEM VOLTOU

PRA TE EMBALAR

É ARTE É CULTURA POPULAR

TA NO MEUS VERSOS TA NA GINGA

É ENCONTRO DE BAMBAS

CANTA MINHA CAXIAS CANTA

EU VOU PRA RUA PORQUE A LUA ME CHAMOU

COLORIU ENFEITIÇOU MINHA ALEGRIA

NO TOQUE PERFEITO DE AMOR

O RUFAR DO TAMBOR TEM MAGIA

NO POR DO SOL, A MINHA ÁGUIA TEM UM TCHAN

EM VER DE ROSA UM CENTENÁRIO IMPERIANO

MINHA PÉROLA DO VALE VAI ESTREMECER

MINHA NAÇÃO UM ARSENAL DE EMOÇÃO

MANCHA DE VERDE A TIA MARTA NO RUGIDO DO LEÃO

MEU SÃO VICENTE ORAI POR NÓS

OUÇA A VOZ DO NOSSO POVO

DAS GUERRAS NUNCA MAIS EU QUERO É PAZ CANTA MEU POVO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *