Confira a programação da 3ª Feira do Livro ao Ar Livre de Nova Pádua
O patrono deste ano é o professor e escritor Delcio Antônio Agliardi
A terceira edição da Feira do Livro ao Ar Livre de Nova Pádua inicia oficialmente a sua programação na próxima sexta-feira, dia 17 de novembro, com uma roda de conversa com o patrono deste ano, o professor e escritor Delcio Antônio Agliardi. O bate-papo terá como tema “conversas ao pé da página: o livro, a leitura e o leitor” e será aberto a todos os professores da cidade, às 18h15min, no auditório da prefeitura de Nova Pádua.
No mesmo dia, Delcio também será um dos convidados da live Café Literário, que abre a divulgação da Feira do Livro e pode ser acompanhada, a partir das 19h30min, pelo Instagram do Instituto Flávio Luis Ferrarini, com transmissão direto da Adega Dom Camilo. A lcontará ainda com a participação do homenageado Arcangelo Zorzi Neto, livreiro paduense conhecido como Maneco, e da escritora homenageada Gema Tonet. A mediação ficará por conta do jornalista e patrono da primeira edição Gustavo Tamagno Martins, e de Aline Marin, princesa da 15ª Festa de Produtos Coloniais (Feprocol).
O evento, que ocorre de forma itinerante por diferentes pontos de Nova Pádua, neste ano terá como sede a Praça da Matriz, no centro da cidade, revitalizada no final de 2022. A Feira do Livro na Praça ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro, mas terá atividades anteriores a fim de divulgar a literatura e incentivar a participação da comunidade na feira.
A programação inclui oficinas, apresentações teatrais e musicais, contações de histórias, rodas de conversa e sessões de autógrafos. Um destaque é o Encontro de Corais, promovido pelo Coral Santa Cecília, de Nova Pádua, que será realizado no sábado à tarde, na Igreja Matriz.
PROGRAMAÇÃO
Dia 17 de Novembro – Sexta-feira
– 18h15min: “conversas ao pé da página: o livro, a leitura e o leitor” com o patrono Delcio Agliardi para os professores da cidade, no auditório da prefeitura de Nova Pádua
– 19h30min: Café Literário: abertura e divulgação da Feira do Livro durante a live pelo Instagram com a participação do escritor e patrono da 3ª Feira do Livro ao Ar Livre de Nova Pádua Delcio Antônio Agliardi, do escritor homenageado Arcângelo Zorzi Neto, Maneco e da escritora local homenageada, Gema Tonet. Para acompanhar, basta acessar o perfil do Instagram: https://www.instagram.com/instituto_flavioluisferrarini/.
Dia 20 de Novembro – Segunda-feira
Dia do Autor da Escola
Educação Infantil – Escritora Isabel Damian
Livros: Gabrielle e sua cozinha saudável / Bambini Taliani
1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental – Escritora Isabel Damian
Livro: Meu amigo com autismo
4º e 5º Ano do Ensino Fundamental – Escritora Isabel Damian
Livro: Gabrielle e sua cozinha saudável
6º e 9º Ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Livro: Sonetos da diversidade
Dia 25 de Novembro – Sábado
– 10h: Início da Feira do Livro na Praça Matriz
– 14h: Oficina de desenho com Dani Guarese e sessão de autógrafos com as escritoras Simone Muller Cardoso e Sabrina Muller
– 14h: Música ao vivo com Mateus & Vanessa
– 15h: Abertura oficial da Feira do Livro com pronunciamento de autoridades
– 16h30min: Apresentação da peça Teatral “O Quarto de Ivan”, adaptação da obra Ivan Balangandã de Heloísa Bacichette com o grupo Mahaila
– 17h: Encontro de Corais na Igreja Matriz
– 19h: Entrega de troféus para os Corais participantes no Encontro de Corais
– 20h: Jantar de Confraternização no Salão Paroquial
Dia 26 de Novembro – Domingo
– 10h: Abertura da Feira do Livro
– 13h30min: Contação de histórias
– 14h: “Dia Feliz” com brinquedos infláveis
– 15h: Roda de conversa com a escritora Isabel Damian sobre sua obra “Meu amigo com autismo”
– 15h: Música ao vivo com Léo Sonda
– 16h30min: Música ao vivo com Matheus & Vanessa
– 18h: Apresentação com Música Popular Brasileira com o Coro Tramontina, de Farroupilha, sob a regência do Maestro Pablo Trindade
– 19h: Tramonto em Piazza com a animação de Maicon & Pontel
A 3ª edição da Feira do Livro ao Ar Livre é uma realização da Prefeitura de Nova Pádua, do Instituto Flávio Luis Ferrarini e do Coral Santa Cecília de Nova Pádua.
SOBRE O PATRONO
Delcio Antônio Agliardi é escritor e professor, formado em Letras, Direito, Filosofia e Educação. Integra o Corpo Colaborador do Observatório de Educação. Coordena o Programa de Formação Pedagógica da UCS para bacharéis e tecnólogos. Coordena o Programa Regional de Ação Conjunta Universidade, Municípios e Coordenadorias Regionais de Educação. Integra o Colegiado do Curso de Pedagogia da UCS. Pesquisador do Núcleo de Estudos do Envelhecimento da UCS e integra a equipe de coordenação da pesquisa Gramado. Participa do Programa Semanal de Rádio Tá Na Pauta, o qual aborda assuntos do cotidiano. Assessora instituições de ensino para implementação de avaliação da aprendizagem, currículo, gestão e inovação. É autor das obras Duetto Poético (Tomo, 2015), Rotas do Imaginário (Liddo: 2018), A coruja de pernas tortas (Elos do Conto: 2019), A caixa dourada (Chiado Books: 2019) e Converso: poesia para a infância (Elos do Conto: 2020).
SOBRE O HOMENAGEADO
Considerado um dos principais ativistas do setor cultural da região, Arcangelo Zorzi Neto, mais conhecido como Maneco. Livreiro, ator e radialista, ele tem uma trajetória de mais de 50 anos dedicados ao setor cultural. O primeiro emprego, aos 14 anos de idade, foi na Livraria Sulina, onde trabalhou por cerca de oito anos. A paixão pelos livros sem dúvida continua até hoje. Junto com seu irmão Izidoro Zorzi, Maneco foi um dos promotores da primeira Feira do Livro de Caxias do Sul, em 1975. Eram apenas duas barracas, em frente à Catedral, na Rua Sinimbu (a de Zorzi e a de Mauro Martins). Mesmo assim, a pequena Feira aconteceu. Em 1980 fundou a Livraria do Maneco que esteve presente em todas as feiras do livro de Caxias do Sul. Em 1983 surge a Editora Maneco que publica o primeiro título “Le Stòrie dei Filó” da escritora italiana Cecília Bataglin Ignazzi.
SOBRE A HOMENAGEADA
Além de professora e escritora, Gema Menegat Tonet foi a primeira mulher vereadora eleita em Nova Pádua. Ela recebeu Moção de Congratulação na Câmara de Vereadores paduense, em 2019. Sua obra “Nova Pádua – Histórias das Escolas: Viagem no Tempo” apresenta a trajetória das instituições educacionais do município. Através de relatos pessoais e documentos oficiais, a autora constrói um relato histórico das 16 escolas que o município abrigou, sejam elas em funcionamento, outras que desapareceram e aquelas que ainda possuem seus prédios em estado deteriorado. A obra mostra que, assim como a fé e o trabalho, a educação era um dos pilares dos primeiros imigrantes italianos que ocuparam a região em 1886.
Divulgação Sabe Caxias: