Artigo da coordenadora da CDMS | Dia Mundial da Saúde – 7 de abril

Carolina Vollmer Cervo – Créditos de imagem Vanessa Paz Divulgação – OAB – Subseção de Caxias do Sul

Celebramos, em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde, marcando a fundação da Organização Mundial da Saúde em 1948. Este dia simboliza um convite à reflexão e ação sobre questões de saúde globais. Em 2024, o tema “Minha saúde, meu direito” nos chama para a garantia de direitos fundamentais de acesso a serviços de saúde qualificados e a um ambiente saudável.

O foco é um lembrete de que saúde e bem-estar são direitos inalienáveis, destacando a necessidade de políticas que assegurem serviços de saúde acessíveis e de qualidade para todos. Vivemos em um tempo onde as disparidades de acesso à saúde ainda são um desafio significativo, reforçando a urgência de uma ação coletiva em prol de um futuro mais equitativo.

A escolha deste tema, portanto, sublinha a necessidade de uma mudança sistêmica que priorize a saúde e o bem-estar de todos, sem exceções.

Além disso, as crises climáticas emergem como fatores críticos que afetam diretamente a saúde pública. Alterações climáticas exacerbam doenças, impactam a qualidade do ar e comprometem, também, a segurança alimentar, evidenciando a interdependência entre a saúde do planeta e a saúde humana.

Um meio ambiente em equilíbrio é fundamental, constituindo a base para o bem-estar e uma vida plena. Este panorama sublinha a mensagem do Dia Mundial da Saúde deste ano, reforçando a necessidade de promover não apenas o acesso universal a cuidados de saúde, mas também a importância de preservar nosso ambiente.

Para isso, é imprescindível o comprometimento de todos os setores da sociedade: governos, organizações não governamentais, profissionais da saúde e a população em geral, cada um desempenhando seu papel na construção de um sistema de saúde inclusivo e acessível.

Que possamos nos unir em prol de um futuro onde “Minha saúde, meu direito” não seja apenas um tema, mas uma realidade vivida. Cabe a nós, coletivamente, assegurar que o direito à saúde em sua plenitude seja universal e incondicional.

Carolina Vollmer Cervo

Coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde, da OAB – Subseção de Caxias do Sul

Divulgação Sabe Caxias

Assista ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK:

https://www.facebook.com/sabecaxias/videos/966298064948986

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *