Fundação Marcopolo diversifica ações no esporte
Escola de Tênis, Handebol, Futebol, Futsal e Vôlei, além de Jogos Internos, são algumas das ações implementadas em 2024
O esporte é um dos vetores de atuação da Fundação Marcopolo em Caxias do Sul. As iniciativas na área são variadas, incluindo uma diversidade de modalidades esportivas que são oferecidas a estudantes caxienses através de escolas públicas e também para filhos de funcionários da empresa. A novidade deste ano é a criação da Escola de Tênis Fundação Marcopolo. Mas outras atividades seguem sendo efetivadas nas modalidades de Handebol, Futebol, Futsal e Vôlei. Além disso, a Fundação também mobiliza os funcionários da Marcopolo para os já tradicionais Jogos Internos. Assim, a Fundação Marcopolo vem ampliando o número de parcerias, viabilizando cinco projetos na área do esporte, ampliando seu programa de desenvolvimento da juventude, chegando a mais de 300 jovens.
Novidade de 2024, a Escola de Tênis Fundação Marcopoloé um projeto financiado pela LIE Pró-esporte e patrocinado pelo Instituto Elisabetha Randon. A iniciativa a atende gratuitamente 50 jovens de duas escolas da Zona Norte de Caxias do Sul, no contraturno escolar. Os alunos têm aulas de tênis com professores especializados, acesso a todo material específico para a prática, ganham uniformes de treino e transporte até a Sede Recreativa da Fundação Marcopolo, onde são realizadas as atividades. O objetivo do projeto é oportunizar a modalidade de tênis e, através do esporte, levar educação e oportunidades a jovens em vulnerabilidade social. A proposta se insere e atua nos territórios mapeados pelo RS Seguro Comunidade, que busca implementar ações em áreas de risco dos municípios gaúchos.
Já as escolas de Handebol e Futebol também atendem jovens de escolas da Zona Norte com aulas as terças e quintas à tarde. Na modalidade do Handebol, as atividades têm parceria do Projeto Handebol Social – Caxias do Sul da Apahand – Associação dos Pais e Amigos do Handebol. Na modalidade Futebol são atendidos 60 jovens da EMEF Senador Teotônio Vilela, que também está integrada ao Projeto Escolas da Fundação e Escola Marcopolo de Criatividade. A iniciativa tem a parceria da APAFUT – Associação de Pais e Amigos do Futebol.Da mesma forma que a Escola de Tênis, os alunos têm acesso a todo material necessário, uniformes e transporte. Os alunos também recebem auxiliono transporte e a Fundação cede seus espaços para os treinos.
Nas escolinhas de Futsal e Vôlei atendem aproximadamente 100 alunos numa parceria da Fundação Marcopolo com a Escola Esportiva Rizzo/Forqueta. As aulas gratuitas são oferecidas aos filhos dos funcionários da Marcopolo e os treinos são realizados ao longo da semana.
Jogos Internos 2024
Como tem o esporte em seu DNA, a Fundação Marcopolo promove todo ano os Jogos Internos aos colaboradores da Marcopolo e seus familiares. Este ano, inspirado nas Olimpíadas que ocorrerão em Paris, o evento adotou um formato olímpico, com cada setor da Marcopolo e empresas parceiras representando um país na busca por medalhas de ouro.
A iniciativa que acontece de fevereiro até dezembro e reforça o compromisso da Fundação Marcopolo com a saúde, qualidade de vida e bem-estar de seus colaboradores e dependentes. Além de promover a prática esportiva, o trabalho em equipe e a integração, os Jogos Internos também contribuem para instituições beneficentes por meio de doações de cestas básicas, através das inscrições solidárias. Ao longo do ano, diversas outras modalidades serão realizadas, proporcionando momentos de lazer e descontração.
Os Jogos Internos contam ainda com a participação de três empresas parceiras: Voestalpine Meincol, Sanmartin e Tecnofrio, que viabilizam projetos com atuação da Fundação na comunidade.
Conforme o Coordenador de Esportes da Fundação Marcopolo, Lucas Roberto Zanotti, todas estas iniciativas reforçam o compromisso da Fundação Marcopolo com a qualidade de vida e a promoção de bem estar e saúde social através do esporte.
“O Esporte esteve presente na minha base e está comigo até agora, pois entendo a importância do seu papel tanto na formação de valores quanto na promoção de bem-estar, em tempos onde o equilíbrio e senso de comunidade se fazem tão necessários”, diz Lucas Robert o Zanotti.
Divulgação Sabe Caxias.
Assista ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK: