Dança como sinônimo de Vida!
Caroline Zini
Diretora Ballroom
Idealizadora do Festival Forró da Serra
Sem cair no clichê de “quem dança é mais feliz”, podemos dizer que nossa rotina vivendo da dança na Ballroom é, sim, muito feliz. Recebemos muito carinho e viver dançando é sinônimo de bem-estar. Diversos estudos já comprovaram os benefícios que dançar pode trazer para nossa saúde. A dança de salão é uma excelente forma de se exercitar, melhorar a coordenação motora, melhorar a postura e o equilíbrio. Além disso, dançar a dois promove a conexão entre o casal e fortalece laços. Não poucas vezes, a aula de dança acaba sendo a única atividade que o casal desenvolve junto, acaba sendo uma forma de encontro ou reencontro de duas pessoas como um par.
Os grupos de dança promovem a socialização, tanto nas aulas como nos bailes, ajudando a fazer novas amizades. Em uma sociedade cada vez mais estressada e conectada virtualmente, estar na aula de dança “de corpo e alma presentes” favorece imensamente a saúde mental das pessoas, alivia o estresse e melhora o humor. É visível a diferença no rosto do aluno entre o momento em que chega na escola de dança, vindo direto do trabalho e a hora em que ele sai da aula, quando tem outra expressão, outro semblante, mais relaxado e mais feliz.
A dança foi uma das primeiras expressões artísticas a surgirem, e acreditamos que ainda seja a melhor forma de nos expressarmos, sentir nossas emoções e transmiti-las por meio do movimento. Apesar de muitas pessoas ainda relacionarem a dança de salão como uma atividade para pessoas mais maduras, temos experiência há mais de dez anos com o público infantil e juvenil, na Casa Anjos Voluntários e também no CETEC. Essa vivência com diferentes públicos fortaleceu nossa ideia sobre a importância que a dança tem como fator de melhora do bem-estar do indivíduo em qualquer etapa da sua vida. Dançar estimula a criatividade, nos torna mais confiantes, melhora nossa autoestima e nos ajuda a estar inseridos em um grupo, em uma sensação de “fazer parte”.
A troca que temos com os alunos nos alimenta e nos motiva a seguir dançando. Fazendo uma paródia com a música do Luiz Gonzaga, “minha vida é dançar por esse país pra ver se um dia descanso feliz”. Trabalhamos para que cada vez mais pessoas encontrem a felicidade dançando.
Divulgação Sabe Caxias:
Assista ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK: