Protocolos estéticos agrupados X Cuidados diários de saúde e beleza
Drª. Arezza Brizotto – Dermatofuncional
Xuxa agita a mídia com mais uma polêmica: fez 80 procedimentos estéticos em sete horas, em uma verdadeira maratona de beleza, acompanhada por um grupo de 11 profissionais especializados, como dermatologista, dermo-cirurgiã, biomédicas, fisioterapeutas e esteticistas.
Diante desse caso, quando uma celebridade consagrada se propõe a fazer inúmeros tratamentos estéticos em poucas horas, nos questionamos: até onde é uma atitude positiva e saudável? Porque, com certeza, vai repercutir não apenas na imprensa, mas na vida de muitas pessoas e em suas decisões, em especial no que diz respeito às mulheres.
Acredito que, nos dias de hoje, a estética de alta performance permite otimizar o tempo dos métodos. No mundo contemporâneo, onde as atividades tomam enormes porções de nossas (apenas) 24 horas, o tempo torna-se um fator a levar em conta sempre que desenvolvemos alguma ação. Por isso, a possibilidade de agregar várias técnicas em um único momento transforma-se em luminoso chamariz, mas, é claro que a segurança do paciente deve estar em primeiro lugar.
Em relação a esse assunto, reforço que existem intervenções não indicadas para realizar em conjunto porque interagem negativamente entre si, ou seja, um processo fisiológico pode anular ou reduzir os efeitos esperados de outro. Como exemplo, têm-se as injeções de toxina botulínica, que levam ao aumento de fluxo sanguíneo e não podem ser feitas em conjunto com tratamentos que emitem fontes de calor. Por outro lado, não podemos negligenciar a importância de seguirmos com os cuidados a médio e longo prazos, já que o envelhecimento da pele é progressivo. Portanto, é muito válida a otimização do tempo, porém, devemos procurar os profissionais capacitados e que entendam o modo de ação de cada tratamento e suas contraindicações.
Além disso, para que tenhamos um resultado estético efetivo não devermos deixar de lado os cuidados diários e suas manutenções periódicas. Sabe-se que os procedimentos feitos em ambiente clínico são extremamente importantes, mas que no dia a dia é necessário que o paciente mantenha bons hábitos, como o consumo ideal de água, as práticas alimentares saudáveis, a ingestão de nutracêuticos (pílulas que combinam vitaminas, minerais, enzimas, aminoácidos, ácidos graxos ou colágeno) para maior aporte nutricional e favorecimento da bioquímica celular.
Dentre todos os processos realizados pela Xuxa, destacamos um objetivo em comum: o estímulo do colágeno para o combate à flacidez. Essa proteína, presente nos tecidos, é produzida pelo nosso próprio corpo até os 25 anos de idade. Após esse período, nosso organismo para de produzir o próprio colágeno e, além disso, começa a perdê-lo de 1% a 2% por ano, o que faz com que a queixa de flacidez cutânea seja muito comum em consultório. Por essa razão, ressalta-se a importância de associarmos o uso endógeno de substâncias importantes como vitamina C e ferro, que são precursores na produção de colágeno e elastina. Sem essa suplementação, o tratamento estético não atinge os resultados desejáveis. Quanto aos processos para tal estímulo, indico sempre a associação de métodos, como bioestimuladores de colágeno, radiofrequência, ultrassom microfocado e substancias injetáveis de reposição de vitaminas e revitalização. Alternativas não faltam, é preciso ter bom senso.