O melhor branco / Estélvia Araldi – Doutoranda em Odontologia
As cores expressam e despertam sentimentos e emoções, demonstram nobreza, direcionam estilos, manifestam tendências na moda. Falando nisso, a cor tendência da moda no sorriso tem sido, há algum tempo o branco, e as pesquisas e inovações tecnológicas na Odontologia contemporânea nos apresentam diferentes métodos e possibilidades para que os dentes se tornem o quão branco desejarmos.
Um dos métodos disponíveis para transformar a cor dos nossos dentes é o clareamento dentário, o qual, ao longo dos anos, nos trouxe dúvidas, certezas e questionamentos quanto à sua realização, assim como verdades e mitos. Em relação ao que se fala sobre clareamento dentário, quais seriam as verdades e os mitos?
“O clareamento dentário dói muito”: mito. O esmalte dentário, que é a camada externa dos dentes, apresenta uma pequena permeabilidade, diferente em cada pessoa, e essa permeabilidade pode ser tratada antes de iniciar o clareamento dentário para que não haja dor durante o processo, e além disso, existem técnicas relacionadas ao uso do gel clareador que impedem a sensibilidade durante e após o clareamento dentário.
“Após realizar o clareamento dentário com plaquinhas, os dentes permanecerão sempre brancos”: verdade. Uma vez realizado o clareamento dentário supervisionado pelo cirurgião-dentista, no tempo certo e com as práticas adequadas, a “nova cor” não se altera, sendo necessário, é claro, para manter a nova cor, realizar profilaxias periódicas (limpeza nos dentes) que removem os pigmentos que se acumulam na superfície do esmalte, provenientes da nossa alimentação, os quais são facilmente removidos com a profilaxia realizada pelo cirurgião-dentista.
“Não posso tomar café nem chimarrão durante o clareamento dentário”: mito. Recentemente foi comprovado por estudos científicos que não existe necessidade de realizar “dieta branca” durante a realização do clareamento dentário.
“Creme dental clareador, clareia os dentes”: mito. Talvez esse seja o maior dos mitos relacionado ao clareamento dentário. O gel utilizado para clarear os dentes penetra através do esmalte dentário e transforma a cor da dentina, a camada mais profunda, abaixo do esmalte. O creme dental clareador possui substâncias abrasivas em sua composição, como mini grãos de areia, que riscam e desgastam o esmalte dentário, removendo apenas pigmentos externos provenientes da nossa dieta e, como consequência trágica de seu uso contínuo, provocam sensibilidade dentária, muitas vezes irreversível.
A cor branca é sinônimo de paz, de equilíbrio, harmonia e dona de uma beleza indiscutível, e para chegar ao melhor branco do sorriso, é fundamental a informação adequada, cautela e boas escolhas.
Divulgação Sabe Caxias:
Assista ao programa Teoria de Tudo pelo Facebook: