Da curiosidade antiga à tecnologia personalizada: o papel das farmácias de manipulação na saúde e beleza / Mara Zanatta – Farmacêutica magistral e bioquímica

A farmácia de manipulação e a medicina tradicional possuem um passado conjunto, ambas realizadas a partir da observação e teste. Em meados do século XVIII, curandeiros e boticários já preparavam fórmulas à base de ervas medicinais nativas.

Mara Zanatta – Crédito Leandro Foscarini

Nos dias de hoje, também chamadas de farmácias magistrais, esses estabelecimentos se caracterizam por oferecer ao consumidor medicamentos e produtos personalizados, indicados por um profissional de saúde e com fórmula preparada na dosagem certa para atender sob medida às necessidades do paciente. Os três principais focos desse setor são produtos farmacêuticos, cosméticos e nutracêuticos.

A possibilidade de envelhecer com saúde, beleza e energia se tornou uma realidade, e os jovens adultos cada vez mais procuram estratégias para alcançar e manter os aspectos que envolvem a boa aparência e a qualidade de vida. Os movimentos passaram a fortalecer o mercado desse segmento nos últimos anos: segundo dados do Global Wellness Institute, o mercado de bem-estar movimentou US$ 5,6 trilhões (R$ 27 trilhões) em 2023, e deve crescer mais 57% até 2027. Por esse expressivo aumento, é importante saber que se pode contar com orientações farmacêuticas mais direcionadas.

Um dos maiores benefícios dos cosméticos e medicamentos manipulados é que eles são feitos sob medida. Ao contrário dos produtos industrializados, fabricados em grande escala para atender as demandas de um público numeroso e diversificado, a fórmula do cosmético manipulado leva em consideração a individualidade do paciente, com princípios ativos ideais para cada corpo. Isso resulta em um tratamento com mais possibilidades de bons resultados.

Entretanto, é importante destacar que as farmácias de manipulação precisam seguir um exigente controle da qualidade de medicamentos a fim de garantir sua segurança e eficácia. Há leis rígidas que asseguram a qualidade do produto final, normatizando fatores como produção, armazenamento e comercialização de medicamentos manipulados.

Divulgação Sabe Caxias:

Assista ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK:

https://www.facebook.com/sabecaxias/videos/1005136187688783

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *