IDEB 2023: Nota de Caxias do Sul não demonstra o real resultado de aprendizagem da Rede Municipal de Ensino

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007, pelo MEC, para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. É calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho das provas aplicadas. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As avaliações são a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

O primeiro ciclo do IDEB de 2023 foi divulgado na última semana. As escolas da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul com anos iniciais obtiveram nota 6,0. Entretanto, das 83 escolas, apenas 60 escolas realizaram a avaliação. Os estudantes do 5º ano, avaliados em 2023, são os frequentaram o 2º e 3º anos em contexto de pandemia e retorno presencial gradual (anos 2020 e 2021). “Destaca-se que esses anos representam o processo de consolidação das habilidades relativas à alfabetização.  Ainda há de se considerar que não houve reprovação em 2020 e 2021. Logo, mesmo que o estudante não estivesse alfabetizado, ele avançou para o quarto ano. Esse dado é importante, pois o cálculo leva em consideração os aprovados e reprovados”, analisa a secretária da Educação, Flávia Vergani. No último IDEB, em 2021, todas as escolas foram avaliadas e a nota foi 6,2.

Já na avaliação das escolas da Rede Municipal de Ensino com anos finais a nota foi 5,0. Das 83 escolas municipais de Caxias do Sul, 76 atendem os anos finais. Destas, apenas 33 foram avaliadas. Em 2021, quando o questionário foi aplicado em todas a nota foi 5,5. O resultado de 2023, novamente não demonstra a aprendizagem real dos estudantes, pois representa um olhar parcial, uma vez que não foi possível avaliar a totalidade das escolas. A Secretaria Municipal da Educação (SMED) apresenta hipóteses que permitem contextualizar e evidenciar o cenário de resultados como, por exemplo, as intercorrências relatadas e registradas pelos diretores das escolas, como desorganização no processo de aplicação das provas, os quais foram registrados e reportados à organização da avaliação. Os aplicadores contratados pelo MEC aplicaram as provas e esqueceram/deixaram na escola, combinaram uma data e nunca apareceram. “Na minha escola teve vários contratempos como aplicador atrasado e reagendamendo de dia da aplicação devido falta do aplicador em cima da hora”, argumenta Mariana Zanotti, diretora da EMEF Atiliano Pinguelo e presidente da comissão de diretores. Outra hipótese levantada pela SMED é que os estudantes do 9º ano avaliados em 2023, frequentaram, em 2020 e 2021, o 6º e o 7º ano, respectivamente, em períodos em que não houve a possibilidade e/ou obrigatoriedade de frequência presencial à escola. Neste período alguns dos conceitos estruturantes da Matemática que envolvem abstração complexa (especialmente álgebra e geometria) foram desenvolvidos sem a intervenção presencial do professor, e essas habilidades são básicas e fundamentais do primeiro ciclo da matemática dos anos finais, bem como em Língua Portuguesa, no que diz respeito ao aprimoramento da leitura e da compreensão de textos.

Mesmo com a avaliação parcial das escolas da RME, em comparação com os cinco maiores municípios do Estado: Porto Alegre, Canoas, Pelotas e Santa Maria, Caxias do Sul está em primeiro lugar no IDEB 2023.

Confira:

Segundo a professora da RME, pós-doutora em Educação na USP, Carla Roberta Sasset, é importante a compreensão a legitimidade dos resultados do IDEB para fins de diagnóstico, monitoramento e redirecionamento das próximas políticas públicas e práticas pedagógicas do cotidiano escolar, entendendo as diferentes situações e especificidades de cada rede, porte de municípios e escola. “Não podemos, por exemplo, comparar Caxias do Sul com quase 500 mil habitantes com municípios de 73 mil, pois esse número representa a população do Bairro Desvio Rizzo”, explica.

De acordo com o diretor pedagógico da SMED, Vagner Peruzzo, é fundamental considerar também como panorama os resultados de aprendizagem obtidos nos índices do SAERS, que foi realizado no mesmo período, cujos descritores avaliados correspondem à Prova Brasil e que traduzem os resultados positivos da Rede Municipal de Caxias do Sul (dados em anexo).

A secretária Flávia Vergani também considera importante, para fins de compreensão dos índices de aprendizagem, analisar em conjunto, os dados obtidos no SAERS 2023, visto que este, dialoga com a Prova Brasil, no que diz respeito às matrizes curriculares abordadas nas provas de Língua Portuguesa e Matemática, bem como com o período de aplicação (mesmo período do IDEB) e com as turmas envolvidas. “A prova SAERS abrangeu as 83 escolas municipais, caracterizando uma representação geral e com resultados de todas as escolas. A dificuldade está na análise dos dados do IDEB, que não nos permite realizar uma leitura diagnóstica mais aprofundada, uma vez que ela apresenta uma visão reduzida. Enfim, não foram todos os estudantes avaliados, apenas 40%, e isso prejudica a análise. É de extrema importância e cabe destacar a qualidade técnica dos professores da RME, com mais de 90% com pós-graduação, diretores comprometidos com a gestão/função, entre outros”, reforça.

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