Paciência e determinação: os segredos por trás do legado de mais de meio século da Churrascaria Imperador

Paciência e determinação: os segredos por trás do legado de mais de meio século da Churrascaria Imperador

Márcia Ferronato, diretora-executiva do SEGH, mediou participação de Pedro Regalin (à esquerda) e Pedro Rizzi (à direita) em mais uma edição Histórias Inspiradoras da CIC Caxias
Créditos: Júlio Soares/Objetiva

Durante a RA CIC desta segunda-feira (23), os fundadores, Pedro Regalin e Pedro Rizzi, revelaram lições que tornaram restaurante referência no setor gastronômico de Caxias do Sul

Em mais uma edição da série Histórias Inspiradoras, da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), a RA (reunião-almoço) desta segunda-feira (23) trouxe os fundadores da Churrascaria Imperador para compartilharem a sua trajetória à frente de um dos principais restaurantes de Caxias do Sul. A participação de Pedro Regalin, 87 anos, e Pedro Rizzi, 90 anos, evidenciou os principais momentos dessa história que se iniciou em 1970. “Paciência: este é o segredo”, afirmou Pedro Regalin, o Pedrão, sobre a parceria na vida e nos negócios que perdura há mais de 50 anos.

Com a participação mediada pela diretora-executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria, Márcia Ferronato, foi possível perceber, pela narrativa dos empresários, que a história da Churrascaria Imperador reflete a trajetória de tantas outras famílias que, vindas da Itália, deixaram a Europa em busca de uma vida melhor no Brasil. Instaladas no Vale Trentino, interior de Caxias do Sul e Farroupilha, as famílias Regalin e Rizzi dedicavam-se à agricultura. Viviam do cultivo de parreirais e outras culturas voltadas para a subsistência.

No entanto, o desejo de proporcionar educação para os filhos e o espírito visionário levaram os cunhados a se unirem e abraçarem a oportunidade de abrir um restaurante. Com alguma experiência adquirida nas festas comunitárias junto à Capela de Nossa Senhora da Salete e o espírito empreendedor que marca a trajetória de seus fundadores até hoje, surgiu a oportunidade de comprar um restaurante na cidade. Foi assim que a união de dois casais de irmãos – Pedro Regalin e Terezinha Rizzi Regalin e Pedro Rizzi e Luiza Regalin Rizzi – deu origem à Churrascaria Imperador.

A bordo de uma camionete Chevrolet 1962, enfrentaram o desafio de se estabelecer no Bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul. O trabalho incansável dos fundadores, apoiado por toda a família, começou a consolidar o negócio. “Viemos da roça, saímos dos parreirais e crescemos devagar, vencemos trabalhando 16 horas por dia, toda a família.  Não foi fácil começar do zero”, contou Pedrão, que sempre gostou mais de atender no salão e fazer as compras, enquanto Pedrinho, como Rizzi é mais conhecido, atuava no manejo da churrasqueira.

Pouco tempo depois, em 1973, inauguraram sede própria na Avenida Júlio de Castilhos, onde permanece até os dias atuais. Ao longo dos anos, os filhos Rogério e Vera assumiram a liderança da Churrascaria Imperador, considerada uma referência gastronômica da cidade. Hoje, a terceira geração da família, representada por Gabriel, também participa da gestão, mantendo viva a tradição de a churrascaria ser reconhecida pela qualidade e pelo atendimento diferenciado, características ainda preservadas.

Em sua saudação, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, ressaltou: “Desde sua fundação, a Churrascaria Imperador se consolidou como um ícone da nossa gastronomia. E, mais do que isso, tornou-se um espaço de encontro de gerações, pois o que começou como um sonho familiar se transformou em um ambiente de celebração e preservação das tradições, em especial do churrasco, um símbolo cultural da nossa terra. Uma das marcas registradas do imperador é a mesa farta, em que a prática de servir os mesmos pratos com a mesma qualidade foi preservada ao longo dos anos”.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *