Advogada implementa modelo de negociação de Harvard na sua atuação em negociação e mediação em Caxias do Sul
Em um mundo cada vez mais conectado, as relações interpessoais no ambiente profissional se tornaram cruciais. E merecendo toda a atenção das empresas, uma vez que as falhas nesse processo de interação se refletem na competitividade. A advogada especialista em negociação e mediação de conflitos Larissa Furlan Zanettini destaca a ineficiência nas relações internas e externas como a principal dor enfrentada por organizações atualmente, uma vez que leva a perdas financeiras, conflitos e queda na produtividade, entre outros.
Já a solução para a problemática é encontrada nas capacitações em negociação, uma estratégia que tem ganhado espaço nos ambientes corporativos para o gerenciamento de conflitos, com vistas ainda para promover o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho. Com a demanda em destaque, a especialista no tema Larissa Furlan Zanettini buscou aprofundar o conhecimento no modelo de Negociação de Harvard, também conhecido como “Negociação Baseada em Interesses”, a qual traz benefícios mensuráveis para as empresas.
A profissional, que recentemente participou do programa de educação executiva do Workshop Theory and Tools of the Harvard Negociation Project, sendo a única gaúcha entre as brasileiras no grupo, enumera alguns resultados que o método internacional pode gerar e que agora disponibiliza em Caxias do Sul por meio de sua atuação profissional.
“A aplicação deste modelo pode aumentar a taxa de resolução de conflitos em até 70%, uma vez que prioriza a colaboração em vez da confrontação. Sobre eficiência em negociações, as organizações que utilizam técnicas do modelo de Harvard frequentemente reduzem o tempo de negociação em até 50%, pois se concentram em interesses, não em posições. E ainda, cerca de 75% das empresas que aplicam o modelo relatam melhorias nas relações com clientes e fornecedores, resultando em um ambiente de negócios mais colaborativo”, ressalta a especialista.
Assim, tais resultados demonstram como a aplicação do modelo de Negociação de Harvard pode efetivamente transformar as práticas de negociação nas empresas, levando a melhores resultados e relacionamentos. “Ter a oportunidade de participar do programa de educação executiva do Workshop Theory and Tools of the Harvard Negociation Project direcionado a líderes e empreendedoras brasileiras foi uma grande experiência pessoal e profissional. Harvard é o berço da negociação integrativa, o modelo de negociação mais utilizado no mundo”, compartilha Larissa, também sócia-fundadora da Optimi Mediação e atual Coordenadora da Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB Subseção de Caxias do Sul.
Mais sobre Larissa Eckert Furlan Zanettini
Advogada, especialista em negociações e mediações de conflitos, com 15 anos de experiência na advocacia e mais de 4.000 mil horas de mediação judicial e extrajudicial. Agrega no currículo qualificação no programa de educação executiva do Workshop Theory and Tools of the Harvard Negociation Project, direcionado a líderes e empreendedoras brasileiras. Larissa é graduada em advocacia pela PUCRS (2008); mediadora judicial capacitada pelo Tribunal de Justiça do Estado do RS nas áreas cível e familiar (2017); pós-graduada em mediação de conflitos e arbitragem pela Faculdade Unyleya (2019) e mediadora certificada internacionalmente pelo ICFML/IMI (2019). Coordena a Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB Subseção de Caxias do Sul e integra o Conselho Gestor do Programa de Pacificação Restaurativa Caxias da Paz desde 2019. Empreendedora, a profissional é também sócia fundadora da Optimi Mediação, empresa que atua em mediações e treinamentos para empresas nas áreas de comunicação e negociação. E ainda atua como consultora parceira da CIC Caxias do Sul e é docente em programas de pós-graduação da Universidade de Caxias do Sul (UCS Caxias).
Crédito fotográfico: Ariane Tomazzoni