Especialista dá dicas para lidar com a menopausa e os desafios da nova fase 

A menopausa muitas vezes ainda é encarada como uma vilã na saúde feminina, geralmente cercada por dúvidas e receios; contudo, é necessário enfrentá-la como um acontecimento natural e inevitável. “Diferente do que muitas pessoas acreditam, a menopausa não é um período, mas sim um acontecimento da vida”, afirma Lucélia Cardoso, docente do curso de Enfermagem da Estácio Porto Alegre e especializada em Saúde da Mulher.  

A menopausa é um evento fisiológico, um processo normal que acontece na vida das mulheres, ocorrendo após 12 meses consecutivos sem menstruação e que envolve mudanças hormonais que podem provocar desconfortos, como ondas de calor, alterações de humor e mudanças no sono. Lucélia destaca que, apesar dos desafios, há maneiras eficazes de lidar com os sintomas e viver essa etapa com qualidade. Para aliviar os sintomas da menopausa, é fundamental adotar hábitos saudáveis.  “De forma geral, a orientação de manter uma alimentação saudável, manter o corpo em movimento com atividades físicas regulares, evitar álcool e cigarro são sempre importantes para o dia a dia dessas pacientes”, explica a especialista.  

Outro aliado no alívio dos sintomas é o consumo de alimentos ricos em isoflavona, como a soja, que tem ação semelhante ao estrogênio no controle das ondas de calor, embora, nesse caso, seja necessário acompanhamento nutricional. Além disso, atividades ao ar livre, como caminhadas, promovem a produção de vitamina D, vital para a saúde dos ossos, e ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade. “A atividade física ao ar livre possibilita a síntese de vitamina D a partir da exposição da pele à luz solar. Essa vitamina é elementar para a manutenção de ossos fortes e para a diminuição do risco de fraturas nessa fase”, reforça Lucélia, lembrando a importância de uma avaliação médica antes de iniciar qualquer prática esportiva. 

O apoio emocional é fundamental nesse período. Acompanhamento psicológico e técnicas de relaxamento também podem auxiliar no enfrentamento das mudanças emocionais e na manutenção da autoestima. “Sempre é importante destacar que a menopausa e as fases que a rodeiam não são uma doença, uma patologia, uma disfunção. Trata-se de uma fase absolutamente normal, carregada de histórias, experiências e, acima de tudo, carregada de possibilidades”, conclui Lucélia. 

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *