Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Mostra é composta de performance, livro, vídeo, desenhos e instalação que derivam de um processo continuado de pesquisa feita de forma colaborativa denominada Projeto Ô
Foto: DanielHerrera
No próximo dia 23 de abril, na Galeria de Artes do Centro de Cultura Henrique Ordovás Filho, a artista visual e bailarina caxiense Cristina Lisot apresenta a exposição “Curvar”. A mostra faz parte de um projeto maior, intitulado Projeto Ô, premiado pelo Edital Sedac – RS de 2023 para Criação Artística. O trabalho deriva de diversas frentes de criação artística feitas de forma colaborativa com artistas e pesquisadores de Caxias do Sul.
Um objeto cilíndrico e feito de dois aros de 1,20m de diâmetro sustentados a 2,40m de distância entre si com face tricotada manualmente em rejeitos da indústria têxtil é a peça concebida pela artista visual e bailarina Cristina Lisot de onde deriva a exposição. A proposta se desdobra em diversas frentes de pesquisa e experimentações artísticas, incluindo dança, artes visuais e têxteis, vídeo e performance.
O conjunto de trabalhos contempla a publicação de um livro-objeto, uma série de desenhos bordados em papel manteiga antigo, a performance “Curvar o Corpo”, desenvolvida em parceira e com corpografia de Sigrid Nora, com participação do bailarino Akácio Camargo, com quem Lisot vem desenvolvendo pesquisas coreográficas. Faz parte da exposição a projeção do vídeo “E se eu olhar pro passado”. Também integra o conjunto de tr abalhos uma instalação intitulada “Jardim Fibonacci”, na qual serão expostas 32 fotografias em monóculos.
As primeiras ações do Projeto Ô começaram em sala de ensaio, unindo Cristina Lisot e o bailarino Akácio Camargo, além da pesquisadora e coreógrafa Sigrid Nora. Eles trabalharam tendo o objeto O, que é penetrável, como recurso cênico, coreográfico e dramatúrgico para a pesquisa de movimentos. Em seguida juntou-se ao trio o fotógrafo e produtor audiovisual Daniel Herrera, que vem desenvolvendo pesquisa de imagens a partir das coreografias com os dois bailarinos. O processo artístico também incluiu a gravação de performance de diversas pessoas no palco do Teatro Pedro Parenti e em escadas de formato c ircular encontradas em diversos prédios de Caxias, dentre elas a icônica escada das Lojas Magnabosco, criada pelo arquiteto Heitor Curra Filho nos anos 1950 e apresentada à cidade em 1958.
A partir destas questões estéticas e dos diferentes recursos audiovisuais, também foi criado um livro-objeto com textos de Carlinhos Santos e concepção gráfica do designer Marco Verdi, que assina ainda a identidade visual do projeto.
Na performance coreográfica, a dupla Cristina e Akácio desenvolvem uma sequência de movimentos espiralados, com execução da trilha sonora feita com colagens musicais, além da trilha sonora original criada pelo músico e bailarino caxiense Carlos Garbin, que trabalha com a Cia. Rosas, na Bélgica. As primeiras apresentações foram feitas em Portugal, no estúdio Hangar, numa temporada de estudos da artista e bailarina em Lisboa, contemplada pela Bolsa Funarte de Apoio a Ações Artísticas Continuadas 2024. Depois, a dupla também se apresentou no espaço Caravane D’Art, em Chauny, na França.
Além de Cristina Lisot, Akácio Camargo, Sigrid Nora, Daniel Herrera e Carlinhos Santos, o projeto conta também com a participação de Milena Eich na assessoria de acessibilidade e da arquiteta Carolina Lisot, responsável pela expografia e adaptações de espaços. A produção é de Cibele Biasuz Stédile.
Também está no cronograma da exposição a realização de uma roda de conversa sobre Imagem e Movimento dia 06 de maio, às 18h30min, com participação da artista, Sigrid Nora, Marco Verdi e Daniel Herrera.
Exposição “Curvar”, de Cristina Lisot
Período: 23 de abril a 18 de maio de 2025
Local: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Visitação: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas-feiras, das 9h ás 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h.
Visitação online: artesvisuais.caxias.rs.gov.br
Atividade presencial, online e gratuita.
Classificação Indicativa: Livre
Roda de conversa sobre Imagem e Movimento
com Sigrid Nora, Marco Verdi e Daniel Herrera
Dia: 06 maio 2025, às 18h30min
Local: Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás
Inscrições: https://forms.gle/
Atividade presencial e gratuita, com necessidade de inscrição.
As inscrições também poderão ser feitas via artesvisuais.caxias.rs.gov.br em UAV DIGITAL
Divulgação Sabe Caxias: