Sistema Fecomércio-RS/Senac traz novidades da maior feira de varejo do mundo
Mais de 40 mil pessoas participaram, entre 9 e 16 de janeiro, da maior feira de varejo do mundo – a NRF 2020 – Retail’s Big Show, realizada em Nova Iorque. O evento, que acontece uma vez ao ano, teve como tema “Vision 2020”, trazendo as tendências do varejo e a visão do futuro. As diretoras das escolas do Senac Carazinho e do Senac Santa Cruz do Sul, Andreia Fossati e Daniela Laner, respectivamente, participaram da feira e trouxeram as novidades:
Influência do digital
Uma das questões mais discutidas foi a queda do fluxo nas lojas físicas, visto que as lojas virtuais, o e-commerce, os canais diretos e os marketplaces ganham importância a cada ano. Esses canais digitais influenciam 75% das compras realizadas em lojas físicas, e é pela internet que o consumidor se informa. Ao entrar na loja, na maioria das vezes, ele já sabe o produto e o modelo que pretende levar. Antes, como informou a montadora alemã Mercedes-Benz, o consumidor chegava a ir até sete vezes à loja antes de comprar. Atualmente, esse índice caiu para uma média de 1,6 vezes.
Vínculo com a marca e experiência
Esse “novo” consumidor busca identidade com a marca, que precisa ser inclusiva e socialmente responsável. Ele também espera que a loja proporcione um ambiente físico amigável e aconchegante, com atendimento agradável e que sua experiência seja completada por atrações “extras”, como cafés ou restaurantes.
As discussões na NRF comprovaram que as lojas físicas, apesar das previsões um tanto sombrias de pouco tempo atrás, seguem fortes. “A venda não é o único objetivo de uma loja física, mas também a construção de uma marca, de branding e engajamento”, ressaltou Martin Urrutia Islas, head global de Inovação no varejo da Lego.
Tendências como o pick up (venda pela internet e retirada nas lojas) já são realidade nas operações do varejo. Além de eliminar o custo da logística, o consumidor tem o produto em um curto espaço de tempo, administrando a sua necessidade. A grande vantagem é que, quando os consumidores vão retirar o produto na loja, mais de 39% acabam adquirindo outro produto. Ou seja, além do objetivo lógico da venda, as lojas físicas passam a ser pontos de distribuição, logística e entretenimento.
Conectando-se com o consumidor
Com uso de Big Data e da alta tecnologia, o varejo pode voltar ao tempo em que os lojistas conheciam os clientes pelo nome. Por isso uma tendência que foi muito discutida nos corredores a NRF foi o PeopleConect. Afinal, como lembrou Kevin Plank, CEO da marca de artigos esportivos Under Armour, “o varejo é feito por pessoas. São clientes, vendedores e fornecedores, pessoas se relacionando entre elas”. Plank salientou que a tecnologia serve para melhorar a vida e não para distanciar as pessoas. Por isso, disse ele, “as marcas tendem a seguir um movimento vintage, de conhecer cada vez mais o seu consumidor”.
Ele, inclusive, deu exemplos práticos dos desafios que a marca tem pela frente. “Precisamos entender que quem corre 2km é diferente de quem corre 5km e de quem corre 10km. Em outras palavras, toda a tecnologia que o varejo tem hoje à disposição pode levar nosso setor de volta a décadas passadas, quando conhecíamos os nossos clientes pelo nome. ”
Reforçando essa ideia, em conversa com o grupo do Acelera Varejo, o diretor de relacionamento da flagship (principal loja) da Apple, na Quinta Avenida, destacou que os atendentes da marca “têm como principal objetivo transferir o conhecimento da tecnologia e aproximar a empresa do cliente final”. A cada venda na Apple, todos recebem uma pesquisa de satisfação para entender melhor cada atendimento/venda realizada pela empresa.
Tecnologia a favor de todos
A NRF trouxe a certeza de que caminhamos para um novo ponto de inflexão. O modelo omnichannel (convergência dos canais utilizados por uma empresa) já é uma realidade em que inteligência artificial, business intelligence (BI), visão computacional, redes colaborativas, novos formatos e desintermediação abrem novas possibilidades a cada dia. Nessa linha, John Furner, CEO do Walmart nos EUA, falou sobre o papel do varejo como principal empregador do mercado e a necessidade de gerar valor para comunidade e colaboradores.
Satya Nadella, CEO global da Microsoft, também discorreu sobre como a computação em nuvem irá integrar todos os processos da cadeia varejista e como os recursos de visão computacional e inteligência artificial irão automatizar processos, empoderar funcionários e facilitar a operação de loja. “É preciso desmistificar a tecnologia, criando soluções simples que partam de dentro da operação para reinventar o modelo de negócio”, disse Nadella.
Voice-commerce
Entre os desafios desse “novo” varejo, além do uso intenso de dados, da total integração dos canais, surge o voice-commerce, algo que, em virtude de sua praticidade, pode ser tão impactante como foram o web-commerce e o mobile-commerce. Ou seja, assistentes de voz como Alexa, da Amazon; Siri, da Apple; entre outros poderão se tornar poderosas ferramentas de venda. Afinal, cada vez mais, as pessoas querem aproveitar o tempo, administrá-lo entre trabalho e família. Ao mesmo tempo, “Não adianta pensar em entregar com drone ou investir em uma tecnologia mirabolante, se o básico não está sendo feito”, diz Sucharitta Kodali, da consultoria Forrester Group.
Na opinião da diretora Daniela Laner participar do evento mostrou que “o futuro do varejo é um tema sensível, recheado de oportunidades e desafios, para um setor que vem sendo altamente impactado pela impressionante evolução tecnológica”. A diretora Andreia Fossati complementa: “No momento em que as economias mundiais vivem um alto índice de liquidez, juros e inflação em taxas baixas e até negativas é preciso assegurar que o capital seja investido em negócios reais, e que o varejo receba investimentos na expectativa de retornos cada vez mais amplos”.