FSG promove aula aberta à comunidade sobre feminicídio
Palestrantes vão abordar o tema ‘Feminicídios: Ressignificando as Relações de Gênero’ dia 11 de março, no Teatro da FSG
Um dos temas mais recorrentes na atualidade, o feminicídio pauta a aula integrada aberta à comunidade que a FSG realiza dia 11 de março. O evento Feminicídios: Ressignificando as Relações de Gênero é organizado pelos cursos de Ciências Sociais e Jurídicas, Comunicação e Psicologia do Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG, instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, ocorre no Teatro da FSG e tem entrada gratuita. A aula começa a partir das 19h30 e terá palestras com Márcia Veiga da Silva, Gilson Borguedulff e Robledo Luza, com mediação de Adriana Antunes de Almeida Poletto (confira currículos abaixo).
A criação da figura jurídica de feminicídio trouxe a compreensão de que a morte de mulheres difere de outros assassinatos por não estar vinculada a um fenômeno acidental, eventual, mas a uma desigualdade construída social e culturalmente. “Ao dar visibilidade a este problema, a Lei, além de punir o agressor, convoca diversas áreas do conhecimento para desconstruir estereótipos de gênero que hierarquizam os sujeitos e promovem desigualdades, prevenindo assim um desfecho fatal”, justifica Sandra Giacomini, psicóloga, professora da FSG e Coordenadora do Grupo de Estudos de Gênero (GREG), apoiador do evento junto com a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Para ela, iniciar o semestre letivo com essa atividade interdisciplinar é importante por lançar olhares para uma realidade que assombra a sociedade.
“Com a aula integrada, buscamos demonstrar nosso compromisso, enquanto instituição de ensino, para o efetivo enfrentamento da violência contra a mulher”, argumenta. Ela destaca que o evento tem apoio da Procuradoria da Mulher e da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
Palestrantes
Márcia Veiga da Silva
Doutora em Comunicação e Informação e Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Foi Bolsista CAPES/SPM-PR, selecionada pelo 1º Edital Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (2009). É vencedora do Prêmio Adelmo Genro Filho 2011 na categoria Melhor Dissertação de Mestrado, concedido pela SBPJOR – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses 2016 na área Ciências Sociais Aplicadas I. Autora do livro “Masculino, o gênero do Jornalismo: modos de produção das notícias”.
Gilson Borguedulff
Promotor de Justiça do Ministério Público, na Promotoria de Justiça Criminal de Caxias do Sul-RS. Especialista em Direito Processual Civil (PUC/RS) e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais – Universidade de Passo Fundo (UPF). Tem notória experiência nas áreas de Direito Penal e Direitos Humanos, com ênfase em Direito Público, defesa de interesses transindividuais e articulação/provocação de políticas públicas, inclusive em questões de gênero (violência doméstica) e sistema prisional. Membro do Grupo Temático sobre Direitos Humanos do MP/RS.
Robledo Luza
Possui Licenciatura Plena em Filosofia e é Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Suas pesquisas são na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação, Epistemologia e Ética e suas interfaces; nas relações entre Educação, Conhecimento, Cultura e Sociedade; nas concepções pedagógicas problematizantes, e nos autores Bergson, Espinosa, Foucault, Bourdieu e Deleuze.
Mediadora
Adriana Antunes de Almeida Poletto
Doutora pelo Programa de Doutorado em Letras – Associação Ampla UCS e UniRitter, com a tese “Uma possível leitura irônica das colunas femininas de Clarice Lispector”. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela mesma instituição, com ênfase em Literatura e Processos Culturais com a dissertação “Shulchanaruch, a mesa posta: a reatualização da diáspora judaica e a formação de territórios a partir da comida na obra Por que sou gorda, mamãe? de Cíntia Moscovich”. Pós-graduada em Literatura infanto-juvenil, também pela UCS, com ênfase em Ciberpoesia. É jornalista, escritora, ilustradora e professora universitária.
Serviço
O quê: aula integrada dos cursos de Ciências Sociais e Jurídicas, Comunicação e Psicologia da FSG, com o tema Feminicídios: Ressignificando as Relações de Gênero
Quando: dia 11 de março, das 19h30 às 22h.
Onde: Teatro da FSG Caxias do Sul (Rua Marechal Floriano, 1229 – Caxias do Sul)
Quanto: entrada gratuita, aberta à comunidade. Inscrições na hora do evento.
Sobre a FSG – A FSG é o Centro Universitário da Serra Gaúcha. Reconhecida há 20 anos pelo seu protagonismo no desenvolvimento de propostas educacionais instigadoras, é referência no cenário da educação superior. Oferece centenas de cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão presenciais e a distância. A Instituição integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB) e Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.fsg.edu.br
ASSISTA AO PROGRAMA SABE CAXIAS BY BITCOM – CONTEÚDOS DE SEU INTERESSE
Acesse o link:
Sabe Caxias by Bitcom – Ao Vivo – 27/02/2020
Sabe Caxias by Bitcom – Ao Vivo – 27/02/2020Assuntos de seu interesse.
Posted by Bitcom TV on Thursday, February 27, 2020
CAFEINA TALK SHOW – um programa para os artistas da cidade
Cafeína Talk Show – 28/02/20 – Airton Lima
Cafeína Talk Show – 28/02/20 – Airton LimaMiguel Brambiila entrevista no Cafeína Talk Show desta semana o baixista e professor Airton Lima.
Posted by Bitcom TV on Friday, February 28, 2020