Diante das manifestações patronais pedindo a redução das medidas de isolamento social, Sindicatos questionam autoridades municipais sobre condições de atendimentos aos infectados
Com a notícia do primeiro caso confirmado de coronavírus em Caxias do Sul, no dia 11 de março, entidades sindicais da região movimentarem-se no sentido de proteger a vida dos trabalhadores e trabalhadoras, assim como de seus familiares e da comunidade como um todo. Foram realizadas, por exemplo, campanhas de paralisação das atividades e por isolamento social. Foi o caso da campanha do Sindicato dos Metalúrgicos, realizada nas redes sociais no dia 19 de março, intitulada #paratudo, que alcançou as ruas da cidade e foi utilizada para manifestações em frente às fábricas.
O prefeito de Caxias do Sul, Flavio Cassina, atendeu às expectativas da comunidade e, através de decretos, fechou indústrias, comércios e serviços. Justamente, quando a doença começou a se proliferar no Brasil. Porém, nos últimos dias, os discursos patronais pedem o fim do isolamento e o retorno gradual das atividades.
Governo do RS
O Governador do Estado, Eduardo Leite, em pronunciamento no dia 31 de março, terça-feira, alertou a população sobre a proliferação do Covid-19 e a importância do isolamento social neste momento.
“Justamente agora, no momento que temos disseminação maior do coronavírus é que entendemos, por análise dos dados, que mais se revela importante a restrição”, falou o Governador.
Sindicatos questionam estrutura da saúde
Considerando: 1- as recomendações da Organização Mundial da Saúde e da ciência de que o isolamento social é a melhor alternativa de prevenção e para que a pandemia incida de forma mais suave na cidade, (2) as manifestações com o intuito de reduzir o isolamento social e a abertura da indústria, comércio e serviços e (3) a preocupação com a recuperação da economia, uma vez que a crise já é uma realidade a nível mundial e a integridade dos trabalhadores é fundamental para sua retomada; os 21 sindicatos, que já apresentaram ao Prefeito os motivos e a importância do isolamento, voltaram a se reunir com Cassina, na tarde desta quinta-feira, 02 de abril, para fazer questionamentos em relação à estrutura para os atendimentos médicos, que podem ser necessários para atender uma contaminação comunitária em escala com a redução do isolamento social.
Perguntas como: 1 – se há quantidade suficiente de unidades de tratamento intensivo, 2 – se há profissionais suficiente para atendimento na linha de frente, 3- se há equipamentos de segurança suficientes para os profissionais e 4 – se há um plano de ação para garantir o atendimento; foram feitas pelas entidades às autoridades caxienses. Além disso, os Sindicatos ressaltam a extrema necessidade de realização de testes rápidos para detectar os infectados.
O documento se encerra com o pedido de resposta às questões e com os encaminhamentos necessários para Caxias do Sul possa enfrentar mais tranquilamente a pandemia.
ASSISTA AO PROGRAMA SABE CAXIAS by BITCOM – acesse o link abaixo:
Sabe Caxias by Bitcom – Ao Vivo – 02/04/2020
Sabe Caxias by Bitcom – Ao Vivo – 02/04/2020Assuntos de seu interesse.
Posted by Bitcom TV on Thursday, April 2, 2020
Assinam o documento:
Sindicato dos Comerciários de Caxias do Sul e Região – SINDICOMERCIÁRIOS
Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região
Sindicato dos Rodoviários de Caxias do Sul
Sindicato dos Empregados em Entidades, Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Caxias do Sul – SENALBA
Sindicato dos Trabalhadores Indústria do Vestuário
Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Meios de Hospedagem Gastronomia Turismo e Hospitalidade – SINTRAHTUR
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Caxias do Sul
Sindicato das Refeições Coletivas
Sindicato Profissional dos Vigilantes de Caxias do Sul
Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul – SINDISERV
Sindicato dos Professores de Caxias do Sul – SINPRO
Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região
Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul – CPERS 1o NÚCLEO
Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza e Conservação de Caxias do Sul – SINDILIMP
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Caxias do Sul e Região
Sindicato Têxtil de Galópolis
Sindicato dos Químicos de Caxias do Sul
Sindicato dos Trabalhadores Gráficos de Caxias do Sul
Sindisaúde de Caxias do Sul
Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e Mobiliário de Caxias do Sul
Sintrajoias RS
Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Privado da Serra do Rio Grande do Sul – SINTEP SERRA
Foto: Beto Osório