Serviços da Codeca continuam suspensos por tempo indeterminado

A interrupção ocorre devido ao combate da proliferação do coronavírus

Sete serviços de utilidade pública prestados pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e que têm foco no atendimento à população completam 33 dias suspensos em razão das medidas para conter a proliferação do novo coronavírus (covid-19). Para mitigar o impacto, a Codeca criou alternativas para uma parte deles. Porém, a principal ação social da Companhia e realizada em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e a Fundação de Assistência Social (FAS), o programa Troca Solidária, continua com suas atividades interrompidas em razão das recomendações para evitar a aglomeração de pessoas em espaços restritos.

Diariamente o Centro de Atendimento ao Consumidor (CAC) recebe ligações de comunidades de 24 bairros que vivem em vulnerabilidade social e que contam com a iniciativa da Codeca para manter uma alimentação com melhor qualidade. O projeto que surgiu em junho de 2009 consiste na troca de materiais recicláveis por alimentos, e no último ano, viabilizou a entrega de 194,5 toneladas de hortifrutis a quase 25 mil famílias. A ação visa, também, proporcionar aos agricultores da Serra Gaúcha a comercialização de seus produtos e, por sua vez, com que as associações de recicladores conveniadas com o município recebam os resíduos seletivos coletados.

Além do programa Troca Solidária, os serviços de coleta agendada de móveis e o recolhimento de lâmpadas e pneus, bem como o Ecoponto e as atividades de educação ambiental – as palestras e o roteiro Caminhos do Lixo – também não estão em funcionamento desde o final do mês de março e não têm previsão de retorno.

Entretanto, os moradores podem entregar os pneus e as lâmpadas diretamente na sede da Codeca (Rodovia RSC 453, nº 31.382) mediante pagamento de uma taxa. Como o recolhimento por agendamento está suspenso, o Departamento de Limpeza Urbana (DLU) orienta que a população não faça o descarte dos seus móveis neste momento. O ideal é esperar o retorno do serviço para que não se crie depósitos de resíduos nos locais.

*Fotografia: Gustavo Tamagno Martins

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