Governador Eduardo Leite mantém bandeira vermelha para a Serra Gaúcha
Bandeira vermelha
Comércio eletrônico é opção de atendimento na região de Caxias do Sul
Com o ajuste feito pelo Estado nos protocolos do Distanciamento Controlado, o comércio pode manter 25% dos trabalhadores, tanto no comércio de rua quanto em shoppings, para atender comércio eletrônico e a tele-entrega.
Pela atualização do mapa do Distanciamento Controlado realizada nesta sexta (10.07), confirmada na segunda (13.07), o Estado enquadrou novamente a região de Caxias do Sul com bandeira vermelha. Com essa definição, o Sindilojas Caxias, como representante legal do comércio, alerta que o Estado fez um ajuste no protocolo, o que permite aos comerciantes manter em funcionamento o comércio eletrônico e a tele-entrega com 25% dos trabalhadores como modalidade exclusiva de atendimento para comércio de rua e shoppings. Essa mudança atenua, mas não resolve os prejuízos do comércio revelados pelo desemprego e pela crise econômica com perdas desde a propagação da COVID-19. Com a decisão, o Estado determina que o comércio mantenha as portas fechadas para o atendimento presencial ao cliente, a partir da próxima terça-feira (14.07), contabilizando as perdas que se acumulam diariamente.
Na décima rodada do Distanciamento Controlado, o Estado considerou o risco epidemiológico para o coronavírus e manteve a classificação como bandeira vermelha. O ponto positivo é que o governador se sensibilizou com o comércio e atendeu o pedido feito pelo Sindilojas Caxias e as entidades do comércio da cidade por meio da Prefeitura de Caxias do Sul à Secretaria Estadual de Saúde para permitir o comércio eletrônico e a tele-entrega na bandeira vermelha. Assim, 25% dos funcionários terão permissão para permanecer trabalhando para atender essa demanda. Para a presidente do Sindilojas, Idalice Manchini, ao aceitar essa sugestão o Estado atenua a preocupação com os postos de trabalho, mas não resolve tudo: “As perdas para o comércio estão se acumulando e vamos cumprir a ordem do Estado. Esperamos que o comércio eletrônico dê fôlego para a sobrevivência do setor nesse período”, argumenta. “Com a nova resolução, que é uma reivindicação nossa desde o início do modelo de Distanciamento Controlado, o cliente pode contar com a opção de comprar do comércio local com entrega facilitada, possibilitando que a economia não pare totalmente”, pondera a presidente. Ela também demonstra preocupação com os surtos que estão ocorrendo na cidade em diversas atividades econômicas e pontua a necessidade de observar os protocolos de saúde para evitar um agravamento da situação.
Contrário à classificação com bandeira vermelha, o Sindilojas Caxias recomenda aos comerciantes para que cumpram a orientação do Estado de manter o estabelecimento do comércio varejista não essencial com 25% do efetivo, atendendo ao comércio eletrônico e tele-entrega, até novo anúncio de atualização da bandeira, que será feito pelo Governo do RS.
Denúncias sobre descumprimento do fechamento do estabelecimento e também sobre a presença de ambulantes no centro da cidade podem ser feitas ao Alô, Caxias, serviço de ouvidoria da Prefeitura de Caxias do Sul, pelo telefone 156.
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Segue o link:
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Atendimento no Sindilojas será com 25% dos funcionários
O Sindilojas Caxias mantém o atendimento presencial, mas por se enquadrar no segmento de Serviços vai funcionar em sistema de rodízio de funcionários, obedecendo a exigência de 25% do efetivo. Os comerciantes podem entrar em contato para esclarecimentos com a Assessoria Jurídica, pelo telefone (54) 4009.5517, (54) 99700.2555 e pelo e-mail juridico@sindilojascaxias.com.br.
Para consultar o mapa com a cor de cada cidade, acesse o site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br.