Proposta de Reforma Tributária, detalhada pelo Governo Estadual, atende pedidos da Fecomércio-RS
Entidade realizará análise dos pontos que foram aprofundados em reunião, nesta quinta-feira, para sugerir novas contribuições
A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul está analisando os pontos do projeto de Reforma Tributária elaborado pelo governo gaúcho, apresentado em detalhe em reunião nesta quinta-feira (16/07) pelo governador Eduardo Leite. A proposta atual contempla vários pedidos realizados pela Fecomércio-RS e é vista como ousada e moderna pelo presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, em uma análise preliminar da apresentação.
Entre os pedidos encaminhados anteriormente pela Fecomércio-RS e incluídos no projeto estão a extinção do Diferencial de Alíquotas do ICMS, a redução de multas e a criação de um Conselho Estadual que tenha contribuintes e fisco discutindo matérias tributárias. Outro ponto positivo é a redução da alíquota interna para 12% nas aquisições de mercadorias.
A Reforma Tributária do Rio Grande do Sul pretende simplificar a tributação – com a redução do número de alíquotas ICMS para duas faixas, de 17% e 25% – promover a revisão de benefícios fiscais, realizar a devolução do ICMS para famílias de baixa renda e criar uma série de medidas de estímulo à atividade econômica. Estão previstos, ainda, planos para reduzir a proporção da tributação sobre o consumo e elevar a cobrança sobre o patrimônio, além da criação de mecanismos que trazem mais transparência e modernização ao Sistema Tributário.
No entanto, há pontos que ainda são objeto de questionamento das entidades empresariais, como o adiamento para 2023 da retomada gradual da alíquota básica do ICMS de 18% para 17%, contrariando a expectativa de que esse retorno ocorresse em 2021. A retirada de benefícios fiscais como a isenção de ICMS para vários produtos e a revisão do Simples Gaúcho poderão trazer impacto a alguns segmentos da economia. A Fecomércio-RS realizará uma análise mais aprofundada das propostas que foram apresentadas nesta quinta-feira a fim de encaminhar novas sugestões que possam contribuir com o objetivo da Reforma e trazer condições de desenvolvimento ao setor terciário.
Assista ao programa Sabe Caxias by Bitcom na BitcomTV
Acesse pelo link abaixo.
Sabe Caxias by Bitcom – 16/07/2020
Sabe Caxias by Bitcom – 16/07/2020Assuntos de seu interesse.
Posted by Bitcom TV on Thursday, July 16, 2020
Assista ao programa Cafeína Talk Show – cultura em Caxias…abaixo o link:
Cafeina Talk Show – 11/12/2019 – Zé Natálio
Cafeina Talk Show – 11/12/2019 – Zé NatálioMiguel Brambiila entrevista no Cafeína Talk Show desta semana o músico Zé Natálio
Posted by Bitcom TV on Wednesday, December 11, 2019