Comércio caxiense cresce pelo 6º mês seguido

Resultado do Termômetro de Vendas da CDL Caxias aponta crescimento de 5,64% em outubro em relação a setembro e retração de 17% frente ao mesmo período do ano anterior

Pelo 6º mês consecutivo o comércio caxiense apresentou dados positivos, com crescimento de 5,64% em outubro na comparação com setembro de 2020. O desempenho econômico do município foi divulgado pela CDL Caxias do Sul, em coletiva de imprensa junto à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), nesta quinta-feira (17). Apesar do incremento registrado em relação ao mês anterior, a comparação com o mesmo período de 2019 ainda reflete os impactos da crise provocada pela pandemia do coronavírus, com retração de 17%. Os números constam no levantamento realizado pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias.

O assessor de economia e estatística da CDL, Mosár Leandro Ness, destaca a continuidade dos índices positivos no comparativo mês a mês, mas reforça que os números ainda estão muito abaixo dos registrados no ano passado.

“Estamos observando uma escalada de crescimento muito boa após o mês de abril, que foi catastrófico para o comércio caxiense, mas ainda muito distante quando comparamos com o mesmo período de 2019. A notícia positiva é que esta sequência de incrementos pode ser alavancada nos próximos meses, com as vendas durante a Black Friday e culminando com a semana do Natal”, projeta.

Os diferentes setores do varejo caxiense apresentaram alta, tanto no ramo duro como no mole. No ramo duro, a variação entre outubro e setembro de 2020 registrou um aumento de 6,35%. Descontada a inflação, em relação ao mesmo período do ano anterior, a queda nas vendas é de 15,3%. No ramo mole, o desempenho positivo foi mais tímido, de 1,92%, na comparação entre outubro e setembro, e a diferença sob o mesmo período de 2019 foi negativa, de 25,15%.

Em outubro houve um aumento de 15,09% nas consultas dos próprios consumidores ao sistema SPC em relação ao mesmo período do ano passado e um recuo no número de inadimplentes de 2,95% na comparação com o mês de setembro e de 4,85% em relação ao mesmo período do ano anterior.  

O gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri, dá ênfase ao aumento no número de consultas ao SPC pelos consumidores, o que demonstra interesse em retornar ao mercado, e que acaba refletindo na redução da inadimplência.

“Notamos que há um crescimento na procura dos consumidores em querer se habilitar para o crédito, e campanhas como o Feirão Limpa Nome, da CDL Caxias, acabam facilitando esse processo. Temos uma expectativa de que teremos um final de ano melhor do que projetamos no início da pandemia, mas é preciso estarmos atentos ao agravamento da crise sanitária que temos observado nos últimos dias, com maior ocupação de leitos de UTI e de casos de contaminação. É preciso que todos trabalhem para que voltemos aos patamares que vínhamos atingindo nos meses anteriores, usando máscara, evitando aglomerações, higienizando as mãos e redobrando os cuidados sanitários”, propõe.

CAFEÍNA TALK SHOW – DIVULGAÇÃO:

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *