Sete UBSs e drive-thru vacinam idosos de 78 anos ou mais nesta quarta-feira
Vacinação no drive-thru inicia às 9h e, nas UBS, vai das 14h às 20h30min; imunização encerra quando esgotarem as doses
A vacinação de idosos de 78 anos ou mais prossegue nesta quarta-feira (03/03) de duas formas: pela manhã haverá drive-thru nos Pavilhões da Festa da Uva (início às 9h, seguindo até esgotarem as doses) e, das 14h às 20h30min, sete UBSs estarão abertas para aplicação da vacina contra a covid-19: Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário.
A vacinação ocorrerá enquanto houver disponibilidade de doses. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) garante que os idosos dessa faixa etária que não puderem ir se vacinar serão imunizados em outra oportunidade, de acordo com o recebimento de novas doses.
Nesta terça-feira, foram vacinados 2,4 mil idosos no drive-thru nos Pavilhões. O trabalho iniciou com 10 equipes vacinadoras e, para dar agilidade às filas de carros, por volta do meio-dia o quadro já havia sido ampliado para 26 equipes. Além disso, a Fiscalização de Trânsito atuou de forma conjunta com a SMS, orientando a população nos acessos aos Pavilhões e encerrando as filas junto à rótula da Ludovico Cavinato com a Perimetral. Na avaliação da SMS, o grande movimento registrado pela manhã é consequência da apreensão dos caxienses em relação ao aumento de internações em UTIs e do número de óbitos por covid-19, bem como do temor da população de que não haja doses disponíveis para todos. A Secretaria da Saúde reafirma, no entanto, que aqueles que não conseguirem se vacinar nesta quarta-feira terão outra oportunidade quando o município dispuser de novas doses.
Os portões dos Pavilhões foram fechados e a vacinação encerrada às 17h, conforme o previsto, e todos que aguardavam foram imunizados. Nesta etapa, a Secretaria optou por realizar o drive-thru apenas nos Pavilhões da Festa da Uva em função da previsão de forte chuva para a semana, o que dificultaria o trabalho na Rua Plácido de Castro (junto à Maesa). Isso não inviabiliza que mais locais sejam definidos em etapas posteriores e que estratégias de vacinação diferentes sejam definidas.
A SMS destaca ainda que a vacinação será ampliada progressivamente, seguindo critérios do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, à medida que chegarem novos lotes de vacina.
Foto: Rodrigo Rossi