Quatro UBSs passam a funcionar exclusivamente como Unidades Básicas Vacinadoras e outras duas têm alteração de horário

Ações são necessárias para readequar equipes para o combate à pandemia e otimizar recursos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, em função da emergência sanitária decorrente da pandemia de covid-19, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passarão a operar exclusivamente como Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs) e outras duas terão alterações de horário. As mudanças começam a vigorar na próxima segunda-feira (08/03) e têm o objetivo de readequar equipes para o combate à pandemia.

“Estamos em um momento extremamente crítico, por isso precisamos direcionar nossos esforços ao atendimento dos pacientes acometidos pela covid-19, visando reduzir o agravamento da doença e consequentes internações. Não há mais leitos de internação nem leitos de UTI, não há mais possibilidade de ampliação. Precisamos e contamos com a colaboração e compreensão da população caxiense” solicita a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

As unidades que passarão a operar exclusivamente como Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs) são Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada. Pessoas que utilizavam os demais serviços desses postos serão direcionadas a outras UBSs de referência (veja abaixo), assim como os médicos, que serão relotados para as essas unidades.

As equipes de enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem) das quatro UBVs permanecerão atuando na vacinação do calendário vacinal adulto (tétano, difteria, hepatite B, rubéola, sarampo, caxumba e febre amarela), da influenza (ainda não iniciada) e contra a covid-19 (para esta última, conforme divulgação de datas e público-alvo nos canais oficiais da Secretaria da Saúde e da prefeitura). As equipes atuarão, também, nas ações de vacinação contra a covid-19 em formato drive-thru.

A SMS destaca, ainda, que não haverá vacina contra a covid-19 todos os dias nas quatro Unidades Básicas Vacinadoras: os imunizantes serão ofertados de acordo com as remessas de doses recebidas pelo município e seguindo as informações divulgadas oportunamente.

Também a partir de 8 de março, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Vicente e Diamantino terão novos horários. A UBS São Vicente passa a atender em horário estendido, das 7h30min às 21h. E a UBS Diamantino passa a funcionar das 7h30min às 16h30min.

Atualmente, todas as UBSs do município prestam atendimento a casos não complicados de síndrome gripal, com sintomas como febre, calafrios, dor de garganta, cefaleia, tosse, coriza, perda de olfato, perda de paladar e diarreia. Como estratégia de ampliação e qualificação, as oito UBSs de horário estendido até 21h (Cinquentenário, Desvio Rizzo, Esplanada, Eldorado, Reolon, Cruzeiro, São Vicente e Vila Ipê) servirão de retaguarda e reforço para as UPAs. Em breve, todas as UBSs do município terão à disposição testes rápidos de antígeno, ampliando as ações de combate à pandemia.

Alterações em UBSs:

UBV São Ciro: usuários passam a frequentar a UBS Século XX

UBV Cristo Operário: usuários passam a frequentar as UBSs Planalto e Cristo Redentor

UBV Centenário: usuários passam a frequentar a UBS Fátima Baixa

UBV Alvorada: usuários passam a frequentar a UBS São Caetano

Novos horários:

UBS São Vicente: das 7h30min às 21h

UBS Diamantino: das 7h30min às 16h30min

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *