Gigante da indústria farmacêutica investe R$ 2 milhões na implantação de sistema de força de vendas e CRM da Mercanet
Software será utilizado por mais de 3 mil representantes e vendedores no contato com cerca de 200 mil clientes no Brasil
Referência no desenvolvimento de soluções para gestão comercial, a Mercanet, com sede em Caxias do Sul (RS), foi a escolhida pela gigante EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, para o fornecimento do sistema de vendas utilizado por seus mais de 3 mil representantes no contato com cerca de 200 mil clientes espalhados pelo Brasil. Principal produto da empresa, conhecido informalmente como “tudo em um”, o Mercanet For Sales Management permite uma visão 360 graus do cliente e um controle integrado e em tempo real de todos os processos comerciais, unindo todos os pontos da cadeia, da captação do pedido ao pós-venda, passando por equipes de marketing e estoque. Tudo na palma da mão, por meio de celulares e tablets, e desktops. O investimento da EMS para a aquisição do software foi de R$ 2 milhões. Já a Mercanet investiu cerca de R$ 1,2 milhão em equipe e na modernização do layout do sistema para aplicativos móveis.
“Trata-se da mais completa solução em Gestão Comercial e CRM para captação, controle e gestão de vendas. O Mercanet For Sales Management permite mobilidade em larga escala, somada à facilidade de operação, aumentando a produtividade dos vendedores nos pontos de venda. A parceria com a EMS é algo que nos engrandece”, celebra o diretor da Mercanet, Jaime Fenner.
Segundo o diretor de Administração de Vendas da EMS, Ricardo Mendonça, a solução vai potencializar a produtividade da força de vendas e contribuir para que a empresa mantenha seu crescimento. “Com a complexidade do novo software, vamos ganhar agilidade, alavancar nossa performance, fortalecer algumas marcas e expandir outras, fazendo com que a EMS se mantenha na liderança do mercado e siga realizando a sua missão de cuidar das pessoas”, afirma.
Os constantes avanços na tecnologia, em especial na área de tecnologia digital, permitem que o trabalhador em movimento ignore as fronteiras existentes entre o trabalho, a casa e a viagem. A era da mobilidade muda o conceito tradicional da paralisação, uma vez que os trabalhadores podem acessar informações localmente, junto aos clientes ou em qualquer parte do mundo, obtendo um ganho considerável em termos de eficiência e produtividade.
As funcionalidades do Mercanet For Sales Management estão disponíveis tanto no foco operacional quanto para gestão comercial, desde propiciar uma captação consistente, ágil e segura, até visualizar cenários em análises completas e detalhadas. Os diversos módulos existentes na solução podem ser configurados para implantações mais básicas ou avançadas, pois praticamente tudo é passível de configuração e ajustes disponibilizados na própria ferramenta.
A administração da carteira de clientes é uma das aplicabilidades. Além de cadastrar clientes novos e prospects, o vendedor pode determinar pessoas de contato, consultar histórico e potencial de compra e verificar posição financeira e crédito. O representante também pode traçar roteiros para visitações, agendar compromissos, ativar geolocalização e registrar detalhes de visitas.
Outra funcionalidade é a abertura de pedidos e cotações, com o controle pleno de políticas de preços, campanhas promocionais, descontos, bonificações e prazo para faturamento, entre outros. O software permite ainda a apuração de remuneração variável, prêmios e comissão, acompanhamento de metas e emissão de relatórios de dados analíticos e gerenciais, gráficos e dashboards totalmente configuráveis.
“É um sistema versátil, eficiente, robusto e inteligente, que auxilia o representante/vendedor a melhorar sua eficiência e performance de vendas, trazendo melhores resultados para a empresa que ele representa”, salienta Fenner.
Desde que entrou em operação pela farmacêutica em modo piloto, em novembro, a média diária tem sido de aproximadamente 6 mil pedidos, com pico de 9 mil. A meta é que todos os vendedores estejam conectados ao sistema até o fim de 2021.
Para implantar o sistema de acordo com as necessidades da EMS, serão necessárias mais de 10 mil horas de trabalho ao longo de 2020 e 2021 por oito profissionais da empresa caxiense. O executivo chama a atenção para o fato de tudo ter sido feito em regime de home office, em razão da pandemia de covid-19. “Foi um desafio e, ao mesmo tempo, um aprendizado. Tivemos de nos reinventar, mas foi um movimento tranquilo, fruto da expertise de quem já está há quase três décadas no mercado”, reforça o diretor Fenner. A Mercanet e a EMS têm parceria desde 2008.
Projeto NC Conecta
Paralelamente ao software de CRM, a Mercanet desenvolve o aplicativo NC Conecta. Por meio dele, os clientes da farmacêutica terão um canal para acesso direto a uma série de serviços que serão disponibilizados, como acompanhamento de pedidos, solicitação de retirada de medicamentos com prazo de validade vencido e espaço para sugestões e reclamações. Por outro lado, a empresa poderá enviar comunicados e notificações diretamente aos pontos de venda, agilizando a troca de informações.
“É bem focado para o pós-venda, com o intuito de conectar a indústria com seus clientes, não ficando apenas no nível dos representantes”, salienta Fenner.
DIVULGAÇÃO:
Sobre a Mercanet
A Mercanet é uma empresa do segmento de tecnologia da informação que atua há 29 anos no desenvolvimento e comercialização de soluções para a Gestão Comercial, CRM e Automação da Força de Vendas. Presente em marcas líderes de mercado dos mais variados segmentos, a empresa conta com aproximadamente 80 clientes, dentre eles M. Dias Branco, Grupo Legrand, Grupo Boticário, Eucatex, Wickbold, Farmacêutica EMS, Soprano, Blue Ville, Orquídea Alimentos, Altenburg, Embelleze, Mor, Parati, Grupo Brinox, Fini, Peccin, Piraquê, Fruki, Inquine e Florestal. Além de uma empresa de tecnologia, a Mercanet mantém preocupação constante com seus colaboradores e o ambiente em que estão inseridos, desenvolvendo permanentemente ações para o seu bem-estar, o que conferiu à empresa três vezes o título de Great Place to Work, como uma das melhores empresas para se trabalhar no Rio Grande do Sul, nos anos de 2018, 2019 e 2020.
Sobre a EMS
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 15 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com mais de 57 anos de história e mais de cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a Brace Pharma, empresa com foco em inovação radical, e com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa de inovação no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida. www.ems.com.br.