Secretaria da Saúde alerta: em função da superlotação, UPAs Central e Zona Norte podem represar atendimentos nas próximas horas

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta: as duas UPAs (Central e Zona Norte) estão superlotadas nesta segunda-feira (15/03), e há risco de que novos atendimentos sejam represados nas próximas horas. As estruturas foram ampliadas mas, em função do grande aumento de casos, principalmente de pacientes com covid-19, a capacidade de atendimento está muito perto do esgotamento.

A UPA Central registra 180% de ocupação no início da noite desta segunda e não há mais estrutura para receber novos pacientes que necessitem de oxigênio. Há apenas dois leitos de retaguarda, para casos graves de quaisquer situações.

A UPA Zona Norte também está atendendo acima da capacidade. Para tentar amenizar a situação, seis leitos de retaguarda foram montados, mas a perspectiva, de acordo com o diretor da rede municipal de Urgência e Emergência, Fabio Baldisserotto, é de que esses leitos sejam ocupados nas próximas horas, em função da aceleração da demanda.

A SMS alerta que somente pacientes com quadros graves de saúde devem se dirigir às duas UPAs, e que casos leves e moderados poderão ter o tempo de espera significativamente ampliado.

A Secretaria da Saúde alerta, mais uma vez, para que a comunidade tome todas as medidas possíveis para evitar o contágio pelo coronavírus, porque os sistemas de saúde estão além do limite. O uso da máscara, o distanciamento social, evitar aglomerações e fazer higiene das mãos são medidas fundamentais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *