Operação Dispersão agiliza e aumenta a fiscalização no combate da covid

Equipes de fiscalização e segurança atuaram divididas por região e com acompanhamento em tempo real, em Caxias do Sul

Pela primeira vez desde o início do combate às aglomerações e desrespeito aos decretos estaduais e municipais do modelo de distanciamento controlado do governo do Estado em razão do coronavírus, uma operação foi acompanhada e monitorada em tempo real, em Caxias do Sul. Das 21h30 de sexta até 1h30 deste sábado (26), o Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (CIOSP) abrigou o controle das ações, que atenderam 42 denúncias, resultando na interdição de um bar e autuação de dois, duas conduções à Delegacia de Polícia para registro de ocorrência e dispersão de duas festas em loteamentos, que reuniam 15 e 32 pessoas. A maioria das denúncias era de encontros em residências.

Também foi a primeira vez que as equipes atuaram distribuídas por regiões, o que possibilitou melhor e mais rápido atendimento às denúncias, que eram recebidas no CIOSP pelo número 190 ou WhatsApp (54) 9 8418.7594, da fiscalização. Imediatamente, havia o despacho para a equipe responsável da área da ocorrência, que era acompanhada por policiais militares e civis, guardas municipais e fiscais de trânsito.

No CIOSP, que controla toda a frota da Brigada Militar por meio de GPS, atuaram os secretários municipais do Urbanismo, João Uez, e da Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, e o subcomandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, major Márcio Leandro da Silva. Para o militar, a ação mostrou-se extremamente positiva e que passa a ser um case na corporação, pois não há conhecimento de que algo semelhante, de tal porte, tenha já sido realizado no estado. “Empregamos tecnologia, planejamento e estratégia para garantir o êxito da operação, que se mostrou assertiva e conjugou esforços para obtenção do objetivo comum de coibir aglomerações e demais atos que contrariam os decretos do modelo de distanciamento controladol”, comentou, lembrando que também foi a primeira vez que se fez uma operação com este perfil no interior do CIOSP.

Divulgação:

 

 

O subcomandante destacou que a estratégia permitiu que as ocorrências fossem acompanhadas em tempo real, de forma conjunta, com visão total do que ocorria. “Toda denúncia que chegava era gestada da melhor maneira possível, com agilidade e empregando os recursos disponíveis”, destacou. Isto inibiu também o acúmulo de ocorrências, pois além do comboio que atendia a região também foram empregadas viaturas que cumpriam as demandas de rotina. O major exaltou a importância da integração das forças de segurança, que trabalharam de forma cooperada. “Se conseguirmos manter esta atuação pelos próximos 30, 45 dias, daremos uma resposta excepcional à cidade”, projetou. As ações futuras deverão ser avaliadas na próxima semana.

O secretário de Urbanismo, João Uez, afirma que a estratégia de concentrar as equipes de fiscalização em regiões, com o apoio dos órgãos de segurança, deu resultado efetivo, com mais agilidade no atendimento das demandas encaminhadas. Lamenta, no entanto, que parcela minoritária da população siga desrespeitando os decretos. “Conclamamos a comunidade para seguir em isolamento e que não deixe seus familiares se aglomerarem”, apelou.

A fiscalização do trânsito, que acompanhou toda a operação, realizou ações nas ruas Vergílio dos Passos, Filomena Spinato e João Nichele, nos bairros Kaiser, São Ciro e Sanvitto. Foram feitas 13 abordagens de veículos e aplicadas 10 autuações. Houve o recolhimento de um veículo e de três documentos. Foi flagrado um condutor dirigindo sob influência de álcool, o qual se recusou a fazer o teste do etilômetro. Também foram encontradas placas de um veículo em situação de furto/roubo no interior de um Ford/Focus, que estava estacionado no pátio de um bar, no qual foram encontrados entorpecentes. Os proprietários do bar e do veículo, no qual estavam as placas irregulares, foram conduzidos à Delegacia da Polícia Civil.

O efetivo reuniu fiscais das secretarias do Meio Ambiente, Saúde e Urbanismo, agentes da Fiscalização de Trânsito, Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil. Mais de 50 pessoas participaram da operação.

Crédito

Fotos Prefeitura de Caxias do Sul, Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *