Alimentação saudável: a importância do consumo de frutas e verduras da estação

Docente do Senac Caxias do Sul indica a qualidade dos alimentos, as dicas do que consumir e uma deliciosa receita com beterraba como ingrediente

A busca por uma alimentação saudável tem sido um tema bastante procurado e discutido nos últimos tempos. Um estudo realizado pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio para o Brasil), apoiado pela DuPont Nutrition & Biosciences e com participação de outras 60 empresas da indústria alimentícia, com executivos do setor mostrou que 73% dos consultados acreditam que os produtos de linhas saudáveis serão os principais impulsionadores dos negócios no país nos próximos meses. Além disso, o clima tropical do Brasil abrange vasta área do território, uma das grandes vantagens para quem quer se alimentar bem, pois é possível consumir a variedade de alimentos naturais que crescem no nosso solo de acordo com a estação.

Para a docente da área da Gastronomia do Senac Caxias do Sul Sarah Broliato, quando se fala em saúde a longo prazo, o primeiro pensamento que surge é uma melhora na alimentação desde agora, especialmente com a inclusão de frutas e verduras no dia a dia. Entretanto, a melhoria é erroneamente atribuída aos altos custos na hora de comprar os alimentos. “Muitas pessoas têm a impressão de que uma alimentação saudável é mais custosa, porém ela pode ter preços acessíveis se optarmos por frutas e verduras da estação, por exemplo”, indica.

O custo benefício, segundo a docente, é apenas uma das vantagens de consumo de alimentos da estação. “Além desse fator, os alimentos ficam mais saborosos e necessitam de muito menos uso de agrotóxicos para seu cultivo. Devemos optar, sempre que possível, pelo consumo de alimentos orgânicos, já que estamos falando de saúde a longo prazo”, ressalta. Outro ponto forte é o apoio ao consumo local, pois os alimentos necessitam passar por um caminho muito mais curto até chegarem aos supermercados, casas e restaurantes.

No mês de maio, durante a transição do outono para o inverno, a docente destaca alguns alimentos da época que podem ser encontrados facilmente na região de Caxias do Sul. Confira:

Abóbora – possui betacaroteno, antioxidante importante na imunidade e cuidados com a pele e visão.
Alho-poró – rico em vitamina A e fibras, auxilia no sistema imunológico.
Batata doce – pode auxiliar no controle da pressão arterial por apresentar em sua composição sais minerais como zinco, cálcio, magnésio, ferro, manganês e potássio. É uma fonte de energia contínua.
Bergamota (tangerina) – possui vitamina C. Melhora o sistema imunológico, a pele, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames.
Beterraba – possui óxido nítrico. Ajuda nas questões circulatórias e energéticas devido ao mix de carboidratos complexos que tem.

Sarah destaca que o consumo também pode e deve despertar a criatividade na cozinha, fazendo conhecer novas opções de preparo para aqueles alimentos que se costuma comer sempre da mesma forma. A docente preparou uma receita com a beterraba, um importante tubérculo que nem sempre é explorado nas cozinhas e tem a cara do outono. Confira:

Homus de beterraba

Ingredientes
1 xícara de grão de bico demolhado
1 xícara de beterraba em cubos
1 col. Sopa Tahine
1 limão
1 dente de alho pequeno
q.b. azeite de oliva
q.b. sal
q.b. pimenta

Preparo
– Cozinhe o grão de bico demolhado até ficar macio. Reservar a água do cozimento.
– Bata todos ingredientes em um liquidificador até que fique uma mistura cremosa e homogênea.
– Finalize com azeite, gergelim e cebolinha a gosto.
Dica: Você pode consumir o Homus em sanduíches ou com palitos crocantes.

DIVULGAÇÃO SABE CAXIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *