Tatiane Frizzo realiza reunião para debater implantação de banco municipal de sementes

Vereadora visitou a EFASERRA nesta segunda-feira

A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB realizou uma visita técnica para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), na manhã desta segunda-feira (17/05). A instituição de ensino fica localizada na Estrada do Imigrante, em São Pedro da Terceira Légua. A parlamentar foi recepcionada pelo coordenador da escola, Israel Matte, e pelas engenheiras agrônomas, Heloisa Camello e Giovana Lara Debastiani, ambas professoras da instituição. O encontro contou com a participação do Secretário Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto.

O contato da parlamentar com a escola teve o objetivo de conferir o projeto de bancos de sementes. A escola possui,  aproximadamente, quarenta espécies de sementes. A fim de garantir a diversidade de culturas aos agricultores, a intenção da vereadora é sugerir ao Poder Público a implantação de um banco municipal de sementes.

“A grande dificuldade do nosso interior é a sucessão rural. Para garantir a permanência no campo é preciso pensarmos na diversidade de produtos. Por isso, é importante um banco de sementes, onde o nosso agricultor possa trocar experiências e ter suporte, em relação às suas demandas. Além disso, a cultura dos nossos antepassados não pode se perder no tempo. É necessário expandirmos o plantio, com qualidade e rentabilidade aos agricultores,” destacou.

A sugestão dos profissionais da EFASERRA é a criação de um banco de sementes crioulas, que são espécies que foram mantidas e selecionadas por várias décadas por meio dos agricultores, que não possuem restrição para a sua multiplicação e não passaram por agrotóxicos sintéticos. A instituição demonstrou interesse em colaborar com a implantação do banco municipal.

Atualmente, a instituição de ensino agrícola conta com um quadro de funcionários com vinte profissionais. Possui  150 alunos, de trinta municípios da região, sendo a metade filhos de agricultores caxienses.

FOTO: DOUGLAS BARRETO / DIVULGAÇÃO

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *