Samu vai capacitar agentes da Susepe para aprimorar decisão sobre deslocamento de detentos para atendimento médico
Reunião com forças de segurança foi organizada pela Secretaria Municipal da Saúde e ocorreu nesta quarta-feira
O Samu realizará, nos próximos dias, uma capacitação com agentes da Susepe para otimizar o serviço de regulação sempre que um detento necessitar de atendimento médico. A ação foi definida em reunião realizada nesta quarta-feira (16/06) na Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O encontro foi organizado pela SMS para discutir novas estratégias após o episódio ocorrido no último dia 7, quando um agente da Susepe foi morto após o resgate de um apenado na UPA Zona Norte.
A regulação seguirá sendo feita pelo Samu, que receberá informações dos agentes da Susepe e avaliará se o caso pode ser atendido no local ou se é fundamental a transferência até uma unidade de saúde. De segunda a sexta-feira, a Unidade Básica de Saúde prisional faz essa avaliação junto ao Samu.
“Vamos aumentar a segurança na tomada de decisões no momento de fazer a regulação, evitando deslocamentos desnecessários. Com isso diminuiremos o risco de expor pacientes, equipes de saúde e os próprios agentes”, destaca Fabio Baldisserotto, diretor da Rede Municipal de Urgência e Emergência.
“Buscamos esse entendimento junto às forças de segurança porque acreditamos que o diálogo interdisciplinar é essencial para encontrarmos soluções que aliem a assistência de saúde e a segurança de todos os envolvidos no processo”, completa a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.
Também participaram da reunião o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva; delegado regional, Cléber dos Santos Lima; delegado penitenciário da 7ª Delegacia Penitenciária, Marcos Ariovaldo Spenst; delegado penitenciário substituto da 7ª Delegacia Penitenciária, Aguilar Lafortune Ávila; capitão Everton da Silva Korte, representante da BM; diretor jurídico da SMS, Mario Taddeucci; e Alexandre Rodriguez Silveira, gerente operacional da Guarda Municipal. Todos reafirmaram o apoio na busca por soluções que aprimorem o atendimento de saúde com segurança.
Foto: Cristiane Barcelos
Divulgação Sabe Caxias: