Procura de vacina por gestantes é baixa: primeira dose estará disponível neste sábado.
Até o momentoplicação ocorrerá em sete unidades básicas, das 9h30 às 13h30
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância de gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto) tomarem a vacina contra a covid-19. Até o momento, somente cerca de 2,5 mil gestantes e puérperas já receberam a primeira aplicação, o que significa metade do estimado para o município. Esse público pode tomar a vacina neste sábado (31/07).
O diretor executivo da SMS e médico ginecologista e obstetra Dino de Lorenzi, lembra de um dado alarmante que corrobora a necessidade dessas mulheres fazerem a vacina: em 2021, a mortalidade materna por complicações da covid-19 aumentou 600% no país, conforme pesquisa do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Não há, até o momento, nenhuma evidência estabelecida de riscos para o desenvolvimento do feto que sejam causados pela vacina, sendo que as indicadas na gravidez não trazem nenhuma complicação do ponto de vista tromboembólico. Além disso, as complicações da covid-19 também por vezes implicam em interrupção da gestação e aumento das taxas de prematuridade e internação em UTI para a criança”, explica.
Conforme determinação federal e estadual, gestantes e puérperas devem tomar a primeira dose de Pfizer ou de Coronavac, pois esses dois imunizantes não têm vetor viral. Neste sábado, a vacina estará disponível para as gestantes e puérperas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário, das 9h30 às 13h30. A partir da próxima semana, a primeira dose para esse público seguirá em todas as UBSs e UBVs, enquanto houver disponibilidade de doses. A SMS vai divulgar, nos próximos dias, o início da aplicação da segunda dose de Pfizer para as gestantes que fizeram a primeira de AstraZeneca.
Divulgação Sabe Caxias: