Economia: Vendas no comércio caxiense crescem pelo terceiro mês consecutivo
Resultado do Termômetro de Vendas da CDL Caxias, divulgado nesta terça-feira (10), apontou índice positivo de 4,87% em junho em relação a maio. Ampliação nas vagas de emprego e das consultas para acesso ao crédito também são indicativos da retomada econômica
As vendas para o Dia dos Namorados, associadas ao aumento nas vagas de emprego formal e à retomada da economia estão entre os principais fatores que explicam o crescimento de 4,87% registrado nas vendas do comércio caxiense em junho. É o que mostra o resultado do Termômetro de Vendas, divulgado na tarde desta terça-feira (10) pela CDL Caxias do Sul, em coletiva de imprensa on-line junto à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias).
Segundo o levantamento realizado pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias, as comercializações em junho sedimentaram o caminho da retomada, apontando índices positivos pelo terceiro mês consecutivo. Outro índice que pode ser comemorado é o aumento por consultas ao sistema SPC para acesso ao crédito tanto de lojistas (6,73%) como dos próprios consumidores (16,78%).
O assessor de economia e estatística da CDL Caxias, Mosár Leandro Ness, confirma a tese de que as datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, e fatores relacionados ao emprego e renda têm contribuição decisiva para os números.
“Assim como já havia ocorrido em maio com o Dia das Mães, esse incremento se repete e consolida o crescimento também em relação ao mesmo mês de 2020, de 4,33%. Com o movimento no comércio, junho apresentou esse resultado positivo e contribuiu para a diminuição das quedas no desempenho de vendas acumuladas para o ano”, contextualiza.
Apesar do bom desempenho do comércio caxiense em junho, se comparado os primeiros seis meses do ano com o mesmo período de 2020, a retração é de 8,84% e, no acumulado de 12 meses, o resultado fechou com índice de -13,81%.
O gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri, destaca o saldo positivo de 584 vagas de emprego do município e acredita na continuidade dos números positivos nos próximos meses. Ele reforça que as pesquisas de intenção de compras realizadas pela CDL Caxias têm apontado uma confiança maior dos consumidores e lojistas quanto à retomada.
“Para nós, fechar o primeiro semestre com esse bons números é um indicativo de que teremos uma recuperação ao longo do ano ainda mais sólida. A criação de novos postos de trabalhos, a aceleração da vacinação e uma estabilidade maior quanto ao quadro da pandemia nos permitem fazer projeções mais otimistas do que vinha se desenhando até então”, comemora.
O dirigente enfatiza, porém, a necessidade de tanto lojistas quanto consumidores continuarem adotando os cuidados sanitários para evitar a chegada de novas ondas da doença e os impactos que podem trazer para todos.
O Termômetro de Vendas mostra ainda crescimento geral no ramo duro e no ramo mole. No ramo duro, a variação entre junho e maio de 2021 registrou um aumento de 4,66%. Os segmentos que apresentaram ampliação nas vendas foram Materiais Elétricos (15,35%), Material de Construção (7,40%), Eletrodomésticos, Móveis e Bazar (6,82%), Implementos Agrícolas (5,24%), Automóveis, Caminhões e Autopeças novos (3,55%) e Informática e Telefonia (1,93%). Já o resultado negativo ficou apenas para o segmento de Óticas, Joalherias e Relojoarias (-0,17%).
No ramo mole, a variação entre junho e maio de 2021 foi de 5,64%. O desempenho ficou positivo para as áreas de Produtos Químicos (11,12%), Vestuário, Calçados e Tecidos (8,06%) e Livraria, Papelaria e Brinquedos (6,97%), enquanto o segmento de Farmácias apresentou retração (-1,74%).
Divulgação Sabe Caxias: