Diocese de Caxias do Sul articula ações para a V Jornada Mundial dos Pobres
Segundo domingo do mês de novembro, que em 2021 será no dia 14, é marcado por ações de solidariedade para com os mais necessitados em todo o mundo
Na manhã desta quarta-feira, 03 de novembro, a coordenação de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, a coordenação da Região de Caxias do Sul, a Pastoral das Pessoas em Situação de Rua e a assessoria de comunicação estiveram reunidas para articular ações para a V Jornada Mundial dos Pobres. Criada pelo Papa Francisco, a data é celebrada sempre no segundo domingo de novembro que, em 2021, será no dia 14, com o tema: “Sentes compaixão?” e o lema “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14,7).
A proposta é que no final de semana 13 e 14 de novembro, as paróquias realizem a coleta de alimentos não perecíveis e roupas para que sejam destinados às famílias mais necessitadas que são atendidas pelos serviços de caridade das comunidades. Nas paróquias de Caxias do Sul o pedido também é por garrafinhas de água mineral. Além disso, cada paróquia, de acordo com a sua realidade, poderá mobilizar outras atividades para solidarizar-se com tantos irmãos e irmãs necessitados de ajuda.
Em Caxias do Sul, a Diocese, juntamente com a Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, que também é responsável pela Hospedagem Solidária, irá realizar uma ação com as pessoas em situação de rua no domingo, 21 de novembro, a partir das 09h30min, no Salão da Paróquia São Pelegrino. Na oportunidade, os Médicos do Mundo estarão oferecendo atendimento médico, odontológico, de corte de cabelo, podologia, dentre outros. Serão oferecidos o café da manhã e o almoço e, na oportunidade, atendendo ao chamado do Papa Francisco, será realizado o momento de escuta dos pobres para o Sínodo dos Bispos 2021-2023.
A assessoria de comunicação irá elaborar uma série de matérias com o objetivo de conscientizar a comunidade da importância de olhar para os mais necessitados e oferecer-lhes condições dignas de vida, para que possam trabalhar e cuidar de suas famílias. Somente em Caxias do Sul, de acordo com dados da Fundação de Assistência Social (FAS) são 12 mil as famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza.
Divulgação Sabe Caxias: