ONG Construindo Igualdade debate políticas públicas para mulheres travestis e população transexual
Programação será realizada de 9 a 11 de dezembro, em Caxias do Sul
Debater propostas de políticas públicas para mulheres travestis e pessoas transexuais, com foco na cidadania e no acesso à saúde. Esse é o objetivo do Encontro Regional Sul da Rede Nacional de Mulheres Travestis e Transexuais e Homens Trans Vivendo e Convivendo com HIV/Aids (RNTTPH), que será promovido pela ONG Construindo Igualdade, de 9 a 11 de dezembro, em Caxias do Sul.
Com o tema “Para onde vamos? E para onde queremos ir?”, o evento discutirá estratégias para a consolidação dos princípios de universalidade, integralidade e controle social do SUS. Conforme a RNTTPH, esses princípios são fundamentais para garantir o direito à saúde sem discriminação de raça, credo, classe social ou orientação sexual. “O intuito é trabalhar a saúde da população de travestis e transexuais de forma integral. Vamos ter palestrantes da Itália, participando virtualmente, e um grupo de 10 a 15 pessoas dos Estados da Região Sul do Brasil”, antecipa Cleo Araujo, diretora da ONG Construindo Igualdade.
A programação inicia nesta quinta-feira (09/12), com recepção aos participantes e jantar de abertura na Casa de Acolhimento da ONG (Rua Miguel Muratore, 427, bairro Medianeira). Também está prevista formação educativa no Serviço Municipal de Infectologia, reunião pública na Câmara de Vereadores e visita à 37ª Feira do Livro de Caxias do Sul. O encerramento será no sábado (11/12), com plenária para elaboração de propostas de políticas públicas e escolha de representantes regionais para o Encontro Nacional da RNTTPH, que será realizado em Brasília, no primeiro semestre de 2022.
Todas as atividades do Encontro Regional Sul serão realizadas sem aporte de recursos públicos. Os custos com transporte e alimentação serão pagos pelos próprios convidados; já a hospedagem será organizada pela Casa de Acolhimento da ONG Construindo Igualdade.
Divulgação Sabe Caxias:
Programação completa
:: 09/12 (quinta)
- 18h: Acolhida dos participantes e jantar de abertura oficial do evento. Local: Casa de Acolhimento ONG Construindo Igualdade (Rua Miguel Muratore, 427, bairro Medianeira).
:: 10/12 (sexta)
- 08h30: Apresentação das atividades realizadas pela ONG Construindo Igualdade em 2021 e do Dossiê dos Assassinatos e da Violência contra Travestis e Transexuais no Brasil, da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA). Local: Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
- 13h30: Formação educativa com servidores do Serviço Municipal de Infectologia de Caxias do Sul (Rua Sinimbu, 2231, Centro);
- 18h: Reunião pública “Saúde da População Trans”, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, com transmissão pelas redes sociais do Legislativo.
:: 11/12 (sábado)
- 09h: Visita à Feira do Livro e à Feira do Agricultor do bairro Exposição;
- 14h: Elaboração de propostas e escolha de delegados para o Encontro Nacional da RNTTP, que será realizado em Brasília, em 2022. Local: Casa de Acolhimento ONG Construindo Igualdade (Rua Miguel Muratore, 427, bairro Medianeira);
- 19h: Encerramento na casa noturna Level Cult.
Sobre a entidade
A ONG Construindo Igualdade é uma entidade sem fins lucrativos de Caxias do Sul (RS) que iniciou suas atividades em 2003, a partir da necessidade de organização da comunidade LGBTQIA+. Dirigida por Cleo Araujo, tem como missão combater qualquer tipo de discriminação e violação de direitos humanos em função da orientação sexual ou identidade de gênero, atuando para garantir o direito à cidadania plena e à livre expressão. Possui um histórico de atuação com pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas convivendo com HIV e AIDS, por meio de ações de assistência social, saúde, advocacia, educação, cultura e acolhimento.