Economia, desenvolvimento regional e saúde no foco de Edegar Pretto na Serra Gaúcha
O deputado vai se reunir com empresários, visitar hospitais e tratar de temas sobre a economia da região e a situação das universidades comunitárias, que reivindicam o repasse dos 0,5% do orçamento estadual previsto na Constituição
Começa nesta quinta-feira, 09 de dezembro, mais uma etapa da interiorização do movimento “Rio Grande e presente para toda a sua gente”, coordenado pelo deputado estadual Edegar Pretto (PT). As agendas, que ocorrem na Serra Gaúcha, têm início em Bento Gonçalves e passam por Farroupilha, Nova Roma do Sul e Caxias do Sul.
O deputado será recebido por empresários da Serra, num encontro que ocorrerá na sede da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). A reunião também terá a participação de lideranças do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS). Na área empresarial, Pretto também vai se reunir com proprietários de pequenos negócios voltados à indústria, comércio e serviços.
Na Universidade de Caxias (UCS) o deputado será recebido pelo reitor Evaldo Antonio Kuiava, que também é presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Pretto e Kuiava já se reuniram, em outubro, com outros reitores e representantes das universidades que compõem o Comung, dialogando sobre diversos temas. Um dos mais relevantes é o não cumprimento, por parte do Governo do Estado, do artigo 20 da Constituição Estadual, que prevê 0,5% do orçamento para as universidades comunitárias.
O deputado também visitará o Hospital Geral da Fundação Universidade de Caxias e o Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves. O Geral é referência em saúde para mais de 1 milhão de habitantes, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 49 municípios. O Tacchini, com 96 anos de história, é referência em saúde para 24 municípios. Uma das principais demandas dos hospitais da região diz respeito à insuficiência de financiamento federal e ao não cumprimento por parte do Estado da obrigação legal de aplicar 12% da receita corrente em saúde pública. Enquanto isso, os municípios aportam mais recursos em saúde, e são as prefeituras que sentem de perto a desassistência, a falta de leitos em hospitais e a lotação das emergências.
Ainda em Caxias, Edegar Pretto vai se reunir com Germano Rigotto (MDB). O objetivo é conversar com o ex-governador e ouvir as experiências a respeito de temas como a dívida do Estado com a União e compensações da Lei Kandir. Pretto, assim como Rigotto, é favorável à soma de esforços em uma mobilização para buscar os ressarcimentos que o Rio Grande do Sul tem direito por conta das perdas com a isenção do ICMS nas exportações.
Durante os três dias na Serra Gaúcha, Edegar Pretto também visitará vinícolas e se reunirá com microempresários, agricultores familiares, líderes religiosos, lideranças partidárias de diversas siglas e trabalhadores do transporte e da segurança pública. Em Caxias do Sul, Pretto estará acompanhado pelo deputado estadual e ex-prefeito do município, Pepe Vargas.
Divulgação Sabe Caxias: