Prefeito recebe solicitação de atendimentos multidisciplinares para autistas
Adiló Didomenico realizou reunião com vereadores da Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas
A Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas do Legislativo caxiense esteve em reunião com o chefe do Executivo, na manhã desta sexta-feira (17/12). Adiló Didomenico e a vice-prefeita, Paula Iores, receberam os vereadores, Olmir Cadore/PSDB, Marisol Santos/PSDB e Tatiane Frizzo, presidente do grupo parlamentar, no Salão Nobre do Centro Administrativo.
Além dos representantes da Câmara, a reunião contou com a participação do ex-prefeito de Farroupilha e tesoureiro da Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha (AMAFA), Bolivar Antonio Pasqual, e da coordenadora da instituição, Aline da Rosa. O encontro também teve a presença da secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, da Educação, Sandra Negrini, e da presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Katiane Boschetti da Silveira.
A reunião tratou da viabilidade da realização de um de convênio entre o município de Caxias do Sul e a AMAFA, a fim de suprir a necessidade de atendimentos multidisciplinares para os autistas caxienses. O tema da reunião surgiu por meio de demandas de famílias à Frente Parlamentar. A entidade é destinada ao atendimento de pessoas com deficiência intelectual e múltiplas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Oferece fisioterapia, natação, equoterapia e atividades educacionais e sociais. Atualmente são atendidos 50 usuários, entre crianças, adolescentes e adultos.
Divulgação Sabe Caxias:
Durante o encontro, a coordenadora da AMAFA apresentou os serviços ofertados, nos âmbitos de saúde, educação e assistência social. Pasqual recordou o histórico da entidade e mencionou alguns atendimentos que a associação realiza.
De acordo com a titular da pasta da Saúde, a estrutura dos serviços para autistas em Caxias do Sul são descentralizados, porém, entende que a oferta deve ser centralizada, possibilitando melhorias nos atendimentos. Segundo Daniele, a ideia é ter um serviço maior para os autistas, com propostas mais abrangentes, que envolvam educação e assistência social.
“A secretaria está trabalhando em um plano, que engloba atendimentos de saúde, mas que carece de um planejamento do Executivo para ampliar para outras áreas, como assistência social e educação,” pontou Daniele.
Conforme a presidente da FAS, Caxias do Sul possui atendimento para autistas, por meio do Centro Dia Caxias (CDC), porém, o serviço não é especializado, pois conta com outros tipos de usuários, como portadores de deficiência física.
“Caso tenhamos um centro especializado para os autistas, precisamos pensar para toda Caxias, que atenda além das pessoas em vulnerabilidade social,” destacou Katiane.
Segundo a secretária da Educação, aproximadamente 380 autistas estarão na rede municipal de ensino em 2022. Ela explica ainda que o atendimento educacional especializado é realizado por diversos professores, em todas as escolas.
“Estamos custeando a profissionalização de educadores na metodologia de Análise do Comportamento Aplicada (ABA – Applied Behaviour Analysis), que é uma abordagem psicológica usada para a compreensão do comportamento. Também precisamos fazer os atendimentos das famílias, pois muitas se desorganizam com a realidade dos autistas,” explicou Sandra Negrini.
Para a vice-prefeita, o tema converge com o plano de governo. Paula Iores revelou que o Círculo Saúde está planejando serviços especializados para autistas e que está agendada uma reunião entre a Prefeitura e os gestores hospitalares.
“Falamos com o Círculo sobre este assunto, já que eles possuem filantropia e capacidade de atendimento. Em nosso Município, os casos mais graves são atendidos no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantojuvenil Intersetorial Mosaico Aquarela e os com menor potencial procuram atendimento no Centro Especializado de Saúde (CES). Também temos a preocupação com aqueles que ainda não foram diagnosticados”, revelou a vice-prefeita.
Divulgação Sabe Caxias:
O prefeito destacou que dará continuidade ao assunto e que o Executivo está em processo de construção para solucionar as demandas dos autistas.
“Precisamos nos debruçar sobre este convênio, estudar um pouco mais, para que possamos, de forma assertiva, solucionarmos os atendimentos multidisciplinares para os autistas,” ressaltou o chefe do Executivo.
Complementando a fala do prefeito, a presidente da Frente Parlamentar, Tatiane Frizzo, pontuou que o número de autistas em Caxias do Sul vem crescendo e que é preciso que serviços especializados sejam implementados.
“Uma dificuldade que a gente observa é que, com o tempo, o autista que utiliza o serviço, permanece com os atendimentos por um bom período, o que requer maior infraestrutura no serviço público. Essas pessoas quando são diagnosticadas e iniciam um tratamento, começam a ter maior qualidade de vida, com autonomia,” destacou a vereadora.
Além do atendimento aos autistas de Farroupilha, a AMAFA possui convênio com os municípios de Nova Roma do Sul e Carlos Barbosa.
Integram a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas da Câmara Municipal os vereadores: Alexandre Bortoluz/PP, Elisandro Fiuza/Republicanos, Marisol Santos/PSDB, Olmir Cadore/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB.
FOTO: DOUGLAS BARRETO / DIVULGAÇÃO