Artigo: Desengavetando sonhos

Administrador de Empresas e docente dos cursos da área de Gestão e de Comunicação do Senac Caxias do Sul, Tiago Thimmig Diel 

Há bem pouco tempo, a maioria das pessoas trabalhava de forma braçal, chegando esgotadas em casa. Porém, mesmo tendo a rotina que envolve as tarefas domésticas, gozavam de algum tempo de ócio, um momento de conversa, ouviam uma música ou simplesmente repousavam em uma poltrona no mais puro silêncio.

Atualmente as rotinas mudaram, o trabalho mudou, e a maneira de as pessoas viverem também. Em determinadas ocupações, não exigimos tanto do nosso físico, como antigamente, mas estamos expostos a outro tipo de situação também muito desgastante. Passamos vinte e quatro horas por dia bombardeados com informações, seja no trabalho, em casa, no banheiro, e até no momento de ócio estamos presos a uma tela, deslizando em notícias, fofocas e também em bobagens. A ordem é estar “conectado” o tempo todo, sobrecarregando o nosso cérebro com uma quantidade absurda de informações.

Percebe-se que a quantidade de pessoas que sofrem com ansiedade e depressão aumenta a cada ano. Será que essa exposição constante ao volume de informações está tirando a paz das pessoas? Às vezes, não conseguimos nos concentrar em tarefas básicas, seja em casa ou no trabalho, deixamos nossos familiares esperando por atenção enquanto perdemos nosso escasso tempo mergulhando em um mar de dados talvez nem tão interessante assim.

As pessoas reclamam que o tempo passa depressa demais, mas há quanto tempo não estão prestando atenção na vida? Estar atento é o caminho para a felicidade, observar os detalhes, curtir o momento, seja onde for e com quem for. Ter um olhar curioso deixa a vida mais divertida. Entretanto, como podemos estar atentos se estamos sempre ocupados ou pensando em outra coisa?

Na verdade, tudo é uma questão de escolha. Dar prioridade para aquilo que realmente importa, fazendo disso um hábito. Estando atento, as oportunidades vão surgir, pois as coisas ficam mais evidentes quando estamos prestando atenção, não deixando nossa visão ficar embaçada por essa nuvem de informações.

Não é preciso se desconectar do mundo para recuperar o foco, e sim priorizar aquilo que é significativo, destinando tempo e comprometendo-se. Muitos de nossos sonhos estão engavetados, só esperando a nossa mudança de atitude.

Aproveitar essa pausa de fim de ano para se desligar um pouco é fundamental para voltar a focar naquilo que interessa. Voltar a se interessar por algo, por alguém, por aquele filme, por aquele livro ou concretizar aquele sonho, tirando do papel, começando ou recomeçando a estudar, fazendo aquele curso que a tanto tempo procrastinamos.

Antigamente, o acesso ao conhecimento era restrito, extremamente limitado. Hoje a quantidade de opções são infinitamente maiores que outrora. Novamente cabe aqui a questão do foco para crescer e se aperfeiçoar. Existem milhares de instituições disponíveis, cursos nas mais diversas áreas como, por exemplo, na Gastronomia, Informática e Gestão.

Das diversas opções que se apresentam, uma que cabe destaque é a área da Gestão. Percebe-se que as oportunidades pós-pandemia se multiplicaram, principalmente para cursos voltados para liderança (Desenvolvimento de Líderes), Marketing Digital e Vendas. Escolher uma instituição sólida, com reconhecimento nacional, como o Senac, é uma maneira assertiva de dar os primeiros passos para tirar o “pó” daquele velho sonho que estava engavetado. Todos têm a oportunidade de sonhar, mas poucos têm a coragem e a determinação para realizá-los.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *