Oficinas gratuitas ensinam técnicas tradicionais de artesanato
Projeto Um Novo Olhar sobre o Baú da Vovó expande a cultura do artesanato e atende demanda reprimida da comunidade
O Projeto Um Novo Olhar sobre o Baú da Vovó inicia em fevereiro e segue até a agosto com 24 oficinas abertas e gratuitas para a comunidade, ministradas pelo grupo Imigrantes Della Montagna, num total de 288 vagas (máximo de 12 pessoas por turma) , respeitando os protocolos sanitários.
Os cursos são franqueados aos participantes, sem despesas de qualquer ordem, incluindo os materiais e ferramentas a serem utilizadas. Além de novas oficinas, serão repetidas algumas já ministradas em 2021 no projeto Janelas, para atender uma longa fila de espera de interessados.
O projeto Um Novo Olhar sobre o Baú da Vovó acontece através de financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), apoio cultural de Empresas Randon, Instituto Elisabetha Randon e Racon Consórcios.
O Projeto foi criado e desenvolvido a partir de experiências e pesquisas realizadas pelo grupo Imigrantes Della Montagna com o objetivo de difundir as formas tradicionais de artesanato das diversas etnias da região, que correm o risco de extinção, bem como de promover um olhar atual sobre o artesanato, com a aplicação de novas técnicas e materiais.
Em 2022 estão previstas seis oficinas no Banco do Vestuário, seis no Museu Histórico Municipal e outras 12 nos bairros: Mariani, Salgado Filho, Madureira, Morada Feliz, Reolon e Centro.
“O artesanato melhora a saúde mental, emocional, social, incrementa a criatividade e oportuniza uma nova fonte de renda, resgatando técnicas agora sob uma nova leitura, com materiais diversificados”, defende a proponente do projeto, Susete Roveda, que ministra as oficinas ao lado de por Sandra Teixeira, Genessy Bertolini, Alda Lorenzi, Irma Trevisol e Derli Killp. Todas professoras de artesanato e também profissionais aposentadas.
Um Novo Olhar sobre o Baú da Vovó
O Projeto foi criado e desenvolvido a partir de experiências e pesquisas realizadas pelo grupo Imigrantes Della Montagna que aplica princípios de qualidade sustentável do artesanato e o respeito ao meio ambiente.
O grupo se empenha no resgate do Folclore e Cultura de Caxias do Sul, através do ensino de artesanato de diferentes etnias. As oficinas incluem técnicas tradicionais que fizeram parte da imigração e hoje estão sendo esquecidas, pouco praticadas e/ou em risco de extinção pela falta de sua transmissão.
Os cursos são profissionalizantes e habilitam os participantes a bons retornos econômicos, além da saúde social, da integração e da perspectiva de criar novos produtos e expandir relações.
A iniciativa é um desdobramento do projetos sociais Finestra, Finestra II e Janelas, realizados entre 2016 e 2021 para ensinar técnicas artesanais do folclore de várias etnias, com destaque para a imigração italiana na região.
SERVIÇO
PROJETO UM NOVO OLHAR SOBRE O BAÚ DA VOVÓ
Oficinas de técnicas de artesanato de raiz
Data – 1 de Fevereiro a agosto 2022
Inscrições: Banco do Vestuário (54) 3901.1457
FB: Imigrantes della Montagna
Divulgação Sabe Caxias: