Município contrata estudo de análise estratégica do Aeroporto da Serra
Formalização foi assinado nesta quarta com a EPL
A elaboração de estudos de análise estratégica do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, dentro de sua localização, é o objetivo do contrato firmado nesta quarta (09.02) entre a Prefeitura de Caxias do Sul e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), do Governo Federal. De acordo com o secretário de Parcerias Estratégicas e Gestão de Recursos, Maurício Batista da Silva, a ideia é que o município possa ter um parecer das ações necessárias do governo, não só quanto ao equipamento aeroportuário.
“O estudo deve apontar de que forma ou que outras ações nós precisamos tomar para que o aeroporto venha a ser uma referência como um vetor de desenvolvimento de Caxias do Sul, e não tenha um papel coadjuvante, como é o caso do atual aeroporto”, ponderou.
O diretor-presidente da EPL, Arthur Luis Pinho de Lima, e o diretor de gestão da EPL, Marcelo Guerreiro Caldas, estiveram em Caxias para a assinatura.
“Os senhores estão fazendo história e a EPL se sente honrada em fazer parte desse processo. A capacidade de entrega do povo gaúcho, em relação ao aeroporto, nos surpreendeu muito”, declarou o diretor-presidente Arthur.
Paras o prefeito Adiló, a assinatura de hoje é um marco não só para Caxias, mas para toda a região, e vai ao encontro do trabalho conjunto que tem sido realizado.
“Estamos cercados de prefeitos desprovidos de interesse individual. Tudo ter sido feito de forma coletiva, o que me deixa muito feliz, e reflete na no trabalho de concretização do aeroporto, nos resultados. Temos técnicos das prefeituras de Caxias e de Gramado trabalhando em conjunto”, exemplificou.
O secretário Maurício explica ainda que existe uma análise quanto ao equipamento em si, extensão de pista, demanda por novos voos, etc. Assim, será avaliado no estudo, por exemplo, a necessidade imediata ou não de um terminal de cargas, qual é a demanda prevista, qual a demanda que pode ser desenvolvida. Os acesso ao aeroporto também serão avaliados no estudo, desde quais são as melhorias na parte rodoviária quanto na parte de interligação ou necessidade de investimentos em outros modais, existentes ou não.
“Muitos desses projetos de infraestrutura nós chamamos de greenfield. São projetos que, às vezes, ainda não tem uma demanda existente, mas ao criar a infraestrutura você acaba instigando um mercado, a indústria e a região, e aí acaba gerando essa demanda, ou atraindo essa demanda”, ilustra.
Serão avaliadas as atuações ou ações do governo, seja ele municipal, estadual ou federal, para que realmente o aeroporto atendendo aos interesses da Região. Também se avalia quanto aos polos geradores de demanda, os outros municípios do entorno.
O diretor da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Eduardo Bernardi, e o coordenador-geral de Planejamento da SAC, Márcio Maffili Fernandes, acompanharam a assinatura do contrato de forma virtual. Presencialmente na Prefeitura de Caxias também estavam presentes a vice-prefeita Paula Ioris, os prefeitos de Gramado, Nestor Tissot, e de Farroupilha, Fabiano Feltrin, o senador Luiz Carlos Heinze, secretários municipais, vereadores e representantes de entidades.
Divulgação Sabe Caxias: