Prefeitura de Caxias e Estado encaminham plano habitacional
Alternativas foram analisadas em reunião nos pavilhões da Festa da Uva
O prefeito Adiló Didomenico e o secretário da Habitação do Estado, José Stédile, deram prosseguimento na manhã deste sábado (19/02), em reunião no estande da Administração Municipal no Centro de Eventos da Festa da Uva, a tratativas para a formulação de um plano habitacional diferenciado à cidade. Stédile, acompanhado da titular da Diretoria de Regularização, Patrícia Gomes, e do assessor Pedro Pedroso, ex-prefeito de Farroupilha, explicou que recebeu orientação do governador para formatar um projeto, em conjunto com a Prefeitura, para encontrar a melhor solução para atender demandas habitacionais da cidade.
Dentre as alternativas possíveis estão a construção de casas ou apartamentos, indenização das famílias que hoje residem em áreas de risco e a compra de imóveis urbanizados. De acordo com o secretário da Habitação de Caxias do Sul, Carlos Giovani Fontana, o Executivo tem condições de atender a qualquer uma das possibilidades.
Foi estabelecido prazo de 10 a 15 dias para que as equipes técnicas da habitação do Estado e do Município se reúnam para construir a melhor solução. Com o projeto elaborado, os dois entes firmarão convênio para que seja possível acessar recursos do Estado que estarão disponíveis a partir de maio em uma segunda janela de liberação de verbas por meio do programa Avançar, que contempla a habitação com mais de R$ 54 milhões.
A reunião foi ainda acompanhada pela vice-prefeita Paula Ioris, secretários João Uez, do Urbanismo, e João Osório Martins, do Meio Ambiente; presidentes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, Gilberto Meletti, e da Fundação de Assistência Social, Katiane Boschetti da Silveira; e titular da Coordenadoria de Relações Comunitárias, José Oltramari. Também participaram os vereadores Zé Dambrós e Gilfredo De Camillis (PSB), Velocino Uez e Adriano Bressan (PTB).