Painel sobre inovação e futuro do varejo é promovido pela CDL Caxias na Festa da Uva
Iniciativa ocorre no próximo dia 1º, das 14h às 18h, junto ao Solo de Inovação. Outra ações da entidade, voltadas para o empreendedorismo e tecnologia, serão realizadas no espaço, nos dias 1º e 2 março. Projeto de educação ambiental também está sendo desenvolvido durante o evento
A tecnologia e a inovação prometem remodelar o mundo em um futuro que já está acontecendo. Comportamentos, hábitos e atitudes estão em transformação e, consequentemente, a forma de compra e consumo também seguem em transição. É pensando em ajudar os empreendedores a se adaptarem a este novo cenário que a CDL Caxias do Sul promove nesta terça-feira (1º), das 14h às 18h, o painel “Futuro do Varejo”, junto ao Solo de Inovação, no Parque de Eventos da Festa Nacional da Uva. A realização é do CDL Labs e tem o apoio do Sebrae X.
Os bate-papos serão divididos em três temáticas. Das 14h às 15h, a palestrante Grasiela Tesser (NL Tecnologia), abre o encontro falando sobre “O Futuro do Varejo: tecnologias que irão transformar a forma de consumo”. Na sequência, das 15h30 às 16h30, os painelistas Thiarlei Macedo (Skeel Recrutamento Inteligente) e Arthur Magnabosco (wecode) abordarão o “Futuro do Trabalho: as profissões que irão mudar o varejo”. O evento encerra com Eduardo Echevenguá Barcellos, que discorrerá, das 17h às 18h, sobre “Consumo consciente: uma nova forma de vender”.
Cleber Figueredo, coordenador de Tecnologia Informação e Inovação da CDL Caxias, explica que serão três horas de conteúdos especialmente elaborados para o Solo de Inovação da Festa da Uva.
“Vamos ter painéis sobre a loja do futuro e o que se espera desse consumidor que está vindo por aí, qual o tipo de profissional do varejo que o empreendedor vai precisar ter ao seu lado neste novo cenário. Também vamos falar do consumo consciente, que vai além da questão de propósito. Queremos mostrar para o público como a inovação irá afetá-lo, pois essas mudanças já estão sendo percebidas. Queremos preparar os varejistas para essa transformação. Afinal, vamos ser os protagonistas dessa mudança ou o consumidor vai nos obrigar a mudar?”, instiga o coordenador da maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul.
De acordo com Figueredo, o varejo representa cerca de 20% da economia de Caxias do Sul e 19% da força de trabalho da cidade está no comércio.
O Solo de Inovação é aberto a todos os visitantes do Parque de Eventos da Festa Nacional da Uva. O ingresso aos pavilhões dá acesso ao espaço. Também é possível obter gratuitamente a entrada pelo site Sympla (www.sympla.com.br/o-futuro-do-varejo__1494029). Após as inscrições, as cortesias limitadas devem ser retiradas na recepção da CDL Caxias, na Rua Alfredo Chaves.
Divulgação Sabe Caxias:
Visão computacional, coworking e jogo
Além dos painéis, nos dias 1º e 2 de março, a CDL Caxias disponibiliza, no Solo de Inovação, um laboratório vivo (living lab) de visão computacional em parceria com a empresa AlterVision e com o Sebrae X.
Através do estudo, será possível observar o volume de visitantes, tempo médio de permanência e mapa com as áreas mais visitadas no espaço. Os dados serão capturados em tempo real e serão compartilhados com o público, com a organização do evento e com os mantenedores do Solo de Inovação.
“A ideia é demonstrar o uso da tecnologia, aproximando os visitantes dessas ferramentas”, resume o coordenador de Tecnologia Informação e Inovação da CDL Caxias, Cleber Figueredo.
Nos mesmos dias, cerca de 20 empresas e startups locais que prestam serviços ou desenvolvem soluções para o varejo estarão trabalhando in loco no Solo de Inovação.
“Queremos ajudar os empreendedores a terem acesso a negócios que podem auxiliá-los na transformação do varejo e para isso criamos uma experiência de trabalho em um espaço colaborativo e de inovação aberta. Por dois dias inteiros, as empresas poderão vivenciar o trabalho dentro de um hub de inovação e observar na prática como isso pode acelerar o negócio deles”, explica Figueredo.
Unindo diversão e conhecimento, a CDL Labs realizará nos mesmos dias, das 11h às 22h, um jogo surpresa que envolverá os participantes da 33ª Festa Nacional da Uva. Junto ao Solo de Inovação, o game abordará o futuro e a inovação em diversos aspectos, desde habitação, varejo, lazer, turismo e educação.
Educação ambiental
Outra iniciativa que leva a assinatura da CDL Caxias é o projeto de Educação Ambiental, promovido pelo Simplás, em conjunto com a Festa Nacional da Uva, Codeca, CIC Caxias do Sul, Simecs, Singraf e Sindivinho, e com o apoio de JP Embalagens, Sicredi, AM9 Produções e Cooperativa Paz e Bem. Esta é a segunda edição da ação socioambiental no evento (a primeira foi em 2019).
Durante toda a Festa da Uva, 170 coletores de resíduos seletivos (plástico, vidro, papel e metal) e orgânicos estarão espalhados pelo parque e pela arena dos shows para estimular os visitantes a separarem e descartarem corretamente os resíduos. Dois grandes pontos de apoio, chamados de EcoTendas, também foram instalados no espaço dos espetáculos para facilitar o armazenamento dos resíduos recolhidos.
Na área interna, a coleta está sendo realiza pela Codeca, enquanto no local das apresentações musicais o recolhimento está sendo feito pela Cooperativa Paz e Bem, que recebe os produtos descartados para geração de renda aos mais de 60 associados da recicladora.
Estande institucional
Até o dia 6 de março, a CDL Caxias ainda marca presença na 33ª Festa Nacional da Uva no estande das entidades e sindicados empresariais da cidade. No espaço, estão ao lado da CDL: CIC, Simplás, Sicredi, Segh Região Uva e Vinho, Seprorgs, Sescon/SG, Sindercol, Sindimadeiras, Simecs, Sindigêneros, Singraf, Sindilojas, Sirecom, Sindiali, Sindijóias, Sindivinho RS, Sindipetro, Sinditranspf, Sindirural, Sinpré e Sinduscon.
Divulgação Sabe Caxias: