Escolas de Caxias do Sul podem se inscrever para receber o projeto Sesc Mais Leitura

Escritores farão atividades para despertar o gosto pela literatura e escrita entre os jovens

O Sesc Caxias do Sul abre a partir da terça-feira (01/03), as inscrições para as escolas interessadas em receber o projeto Sesc Mais Leitura. A atividade, que aproxima escritores e leitores, é totalmente gratuita e destinada às escolas da rede pública. Este ano os escritores convidados são Guto Leite, Lilian Rocha, Antonio Schimeneck, Genifer Gerhardt e Lélia Almeida.

Para receber o projeto, as escolas devem disponibilizar o espaço para a realização (auditório ou sala grande) e mobilizar, para cada atividade, 100 alunos que estejam cursando do 6º ano ao Ensino Médio e, posteriormente, fornecer a lista de presença dos participantes. As inscrições devem ser feitas com envio de ofício de manifestação de interesse para o e-mail bibliotecacaxias@sesc-rs.com.br.

Serão disponibilizadas 20 atividades conforme a ordem de inscrição das instituições interessadas. Mais informações pelo telefone (54) 3209-8250, com o Setor de Cultura do Sesc Caxias.

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade e das empresas gaúchas. “Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e estão fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas e de empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Desde 2020 disponibilizamos nosso apoio também de forma virtual para continuarmos próximos dos gaúchos”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. O dirigente lembra ainda que o portal Perto de Você segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

Divulgação Sabe Caxias:

Sesc Mais Leitura – Caxias do Sul

Datas: 25 e 26 de abril

Horários: manhã e tarde

Temática : Semana da Arte Moderna de 22

Escritor: Guto Leite é poeta, compositor e professor de literatura brasileira na UFRGS, foi vencedor do “Prêmio Açorianos de Literatura” de 2012 na categoria “Criação Literária” com o livro “Entrechos ou Valas do Silêncio” editora “Letra&Vida”, 2012. Lançou o seu sétimo livro em novembro de 2021, “devoção” pela Zouk. É autor de três álbuns de canções autorais: “Brique” (2015), produzido por Luciano Mello, “dez canções sem as quais você não poderá viver nem mais um segundo” (2017) que recentemente lhe rendeu o prêmio “Açorianos de Música” na categoria “Melhor Compositor – MPB” de 2018 – álbum produzido por Arthur de Faria, além do “Máquina do Tempo” produzido por Luciano Mello e com participação especial de Elza Soares. Guto Leite se tornou um dos poucos artistas a conquistar o “Prêmio Açorianos” em duas linguagens: “Literatura” em 2012 e “Música” em 2018 se destacando como compositor, poeta e músico.

Datas: 17 e 18 de maio

Horários: manhã e tarde

Temática: encontro literário, poético e musical, relatando a trajetória da escritora e suas vivências literárias.

Escritora: Lilian Rocha é natural de Porto Alegre RS. É analista clínica, musicista e escritora. Autora dos livros: A Vida Pulsa – Poesias e Reflexões, Negra Soul e Menina de Tranças. Coautora dos livros: “Leli da Silva: Memórias – Importância da História Oral” e “Travessias de Amanaã”. Patrona da Feira do Livro de Canoas/RS de 2021.

Datas: 27 e 28 de junho

Horários: manhã e tarde

Temática: Histórias com um pouco de medo: Antônio Schimeneck vai apresentar ao público um pouco de sua trajetória como leitor e como alguém que, aos poucos, foi adentrando no universo da escrita literária para jovens leitores. Também vai contar quais histórias de terror e suspense que habitam seu imaginário e acabaram entrando em alguns livros dedicados ao gênero.

Escritor: Antônio Schimeneck mora em Porto Alegre. É formado em Letras pela Unisinos, fez o Curso de Escrita Criativa da PUC, com o escritor Luiz Antônio de Assis Brasil, cursou Especialização em Literatura Brasileira na UFRGS e é Mestrando no PPG Letras UFRGS. Tem livros publicados para o público infantil e juvenil. Suas obras já receberam algumas distinções como Acervo Básico da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Selo Altamente Recomendável, Catálogo de Bolonha, Finalista do Prêmio Jabuti, Prêmio Açorianos de Literatura, Prêmio Livro do Ano – AGEs, Prêmio Selo Cátedra 10 e já foram adquiridos pelo Programa Biblioteca Itaú e pelo PNLD Literário.

Datas: 03 e 04 de agosto

Horários: manhã e tarde

Temática:  O que pode-se fazer com um pequenino texto, um sentimento, algumas imagens e uma breve edição? “ Vídeo–poemas: da escrita à poesia visual” é uma atividade em que Genifer pretende partilhar seus processos de escrita e prática na criação de vídeo-poemas.

Escritora: Genifer Gerhardt, é palhaça, bonequeira, poetisa e andarilha. Desenvolve estudos com teatro de bonecos em miniatura desde 2005. Publicou dois livros: TIMTIM – um filho, uma mãe, dois nascimentos” (Independente: Porto Alegre/2014) e “brasil pequeno” (Libretos: Porto Alegre/2017). Em 2014 uniu sua poética literária as artes visuais, filmou diversos curtas, sendo “porto alegre” premiado no Alasca – Môtif Award 2018- Best Mobile Production.

Datas: 05 e 06 de outubro

Horários: manhã e tarde

Temática: A crítica tradicional sempre mencionou o caráter forte e corajoso das personagens femininas em “O tempo e o vento” de Erico Verissimo. Ana Terra, Bibiana, Luzia, Maria Valéria são os nomes de muitas meninas gaúchas que invocaram, na nossa literatura e na história da nossa cultura, a ideia de mulheres fortes e imbatíveis. Quem eram estas personagens femininas na trilogia de Erico Verissimo e qual era, efetivamente, o seu poder num cenário de histórica invisibilidade.

Escritora: Lélia Almeida fez mestrado em Literatura Brasileira pela UFRGS e doutorado em Literatura da América Latina na Argentina. Estreou na literatura com o romance Antônia, em 1987, publicou crônicas, ensaios, novelas e ganhou o Prêmio Açorianos de Literatura de 2013, na categoria narrativa longa, com seu romance “O amante alemão”, outorgado pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre.

Foi professora universitária na UNISC por 16 anos, atuando na área da Teoria Literária, Literatura Brasileira e Literatura sul-rio-grandense onde sempre revisitou, no trabalho com os alunos e alunas – a trilogia “O tempo e o vento – O continente, O Retrato, O Arquipélago” – do autor gaúcho. E, tanto no Centro de Estudos Brasileiros em Barcelona, como em Mendoza, e também em diversas oportunidades de palestras e conferências, no Brasil, apresentou seu trabalho de pesquisa sobre as personagens femininas em Erico Verissimo.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *