Procon integra mutirão online de renegociação de dívidas

Mais de 160 instituições financeiras atenderão clientes inadimplentes até 31 de março022

O Procon de Caxias do Sul realiza, entre 7 a 31 de março, um mutirão online de renegociação de dívidas. A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Associação Brasileira de Procons. As dívidas serão negociadas pelo site de mediação de conflitos www.consumidor.gov.br, criado pela Senacon junto com os Procons. Mais de 160 instituições financeiras participam do movimento.

De acordo com Jair Zauza, coordenador do Procon de Caxias do Sul, muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar organismos de defesa ou banco por se sentirem constrangidos com a situação. “Acreditamos que esse mutirão pela internet incentivará as pessoas a negociarem suas dívidas e sairem dessa situação que causa diversos transtornos na vida de todo cidadão”, argumenta.

Para participar do mutirão online, o consumidor deve registrar-se na plataforma www.consumidor.gov.br com login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão. Ao preencher o registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, o que facilitará o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar proposta ou resposta para o consumidor.

O mutirão é adequado para as dívidas que estão em nome de pessoa física, em atraso, contratadas com bancos ou financeiras e não possuam bens em garantia, ou seja, diferentes de financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo. Mais informações em mutirão.febraban.org.br, onde o consumidor também terá acesso a vídeos e dicas sobre educação financeira. Outra opção é baixar o app https://consumidor.gov.br/pages/principal/?1635803835551.

Para mais informações, dúvidas, orientações, reclamações ou denúncias, os canais disponíveis são o portal do Procon Caxias do Sul (www.caxias.rs.gov.br/procon/), telefone 151 e whatsapp 54 9 9929.8190 (somente mensagens). O atendimento presencial é feito na Rua Visconde de Pelotas, 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *