Maria José Garcez lança segundo livro de poesias, no qual transita dos sonetos ao contemporâneo
LITERATURA/ Talento descoberto na pandemia rende frutos/ Maria José Garcez lança segundo livro de poesias, no qual transita dos sonetos ao contemporâneo
Para muita gente, os dois últimos anos foram de muitas dúvidas, mas também de aprendizado. Não foi diferente com Maria José Garcez. Formada em Educação Física e Biomedicina e pós-graduada em Estética, durante a pandemia ela descobriu um talento até então adormecido: o de fazer poesia. No dia 22 de março, ela lança seu segundo livro, “A escrita mastiga as letras – espalha histórias na mão da poeta”, fruto desse despertar para as palavras.
– Com o isolamento, em 2020, comecei a fazer aulas de cultura em geral online. Uma de minhas professoras, Patrícia Dionísio, incentivou muito a leitura e me mostrou vários poetas. Uma noite, sonhei que estava escrevendo poesia, e foi assim que começou. Tive um insight e comecei a produzir de noite mesmo, no celular – lembra Maria, que credita essa fase inspiradora, que transformou seus dias, que ela faz uma relação tão profunda como o despertar do Fênix, pássaro da mitologia grega, que renasce das próprias cinzas.
Isso a levou ao próximo passo: estudar poesia a fundo, o que fez com a ajuda de outra professora, Camila Alexandrini (que também responde pela revisão do livro). Nesses estudos, encantou-se com a poesia de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles, Florbela Espanca, Hilda Hilst, Conceição Evaristo e muitos outros. O primeiro livro veio ainda em fins de 2020, reunindo poemas dela e do pai, o promotor público Aroldo Garcez. À época, não houve lançamento, devido ao momento delicado da pandemia:
– Quis homenagear o meu pai, que sempre leu muito, escreveu três livros, foi professor universitário e era muito voltado à arte, à música. Eu não sabia que tinha herdado essa veia dele – diz Maria, que toca piano, enquanto seu pai tocava violão.
Neste segundo livro, a poeta mostra sua evolução literária. O volume traz desde poesia contemporânea até sonetos, forma poética na qual se especializou.
– Eu comecei pela poesia contemporânea, da qual gosto muito, mas me identifiquei mais com os sonetos, que se tornaram a minha paixão. Adoro fazer sonetos – revela.
Como o título do livro sugere, a obra traz poesias sobre a vida e o amor, sobre as histórias de vida e superação de uma mulher forte e guerreira, sensível, que usa as palavras para mostrar sua paixão pela vida e pelas pessoas. E se a obra anterior teve a participação do pai, este novo livro ganha o carinho das filhas, Lúcia Garcez Livramento, que escreveu o prefácio, e Cristina Garcez Livramento, responsável pelo posfácio. A capa é de Natália Morelo, e o projeto gráfico, de Iasmin Schleder.
O lançamento será na Regina Bellini Boutique, em dois horários, para evitar aglomerações.
Divulgação Sabe Caxias:
PROGRAME-SE
O quê: lançamento do livro de poesia “A escrita mastiga as letras – espalha histórias na mão da poeta”, de Maria José Garcez
Quando: dia 22 de março, às 15h e às 17h
Onde: na Regina Bellini Boutique (Rua do Guia Lopes, 1007), em Caxias do Sul
O livro: 145 páginas, edição independente, R$ 44,00
Contato Maria José Garcez: (51) 9.8948.3092
E-mail: majogarcez@gmail.com