Caxias do Sul avança rumo à prefeitura sem papel com a apresentação dos 90 dias de utilização do PROA

A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento do Processo Administrativo Eletrônico do Município de Caxias do Sul apresentou na quarta-feira, (24/04), o relatório da implantação do sistema PROA-RS.
Implantado no final de dezembro de 2021, o sistema PROA – Processo Administrativo e-Gov, software que permite a tramitação por meio totalmente eletrônico dos processos administrativos, completou em março 90 dias de utilização, e nesta primeira fase de implantação do sistema foram contemplados somente os novos processos de assuntos relacionados às áreas de Pessoal e Recursos Humanos. Até então, todos os documentos eram impressos e unidos em pastas para a circulação nas diversas unidades de governo.

“A modernização do serviço público é um dos nossos focos, estamos no modo analógico em muitas áreas ainda. A implantação do PROA é um dos passos mais importantes rumo a uma Prefeitura sem papel. Isso vai reduzir custos e agilizar processo”, comemora a vice-prefeita Paula Ioris.
Segundo o diretor de TI da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), José Luís Nicoletti, com os bons resultados obtidos por meio da usabilidade e aplicabilidade ao negócio, o atendimento da empresa contratada e o funcionamento dos serviços de integração com outros sistemas, tornou viável a implantação total do sistema. “Após 90 dias da implementação, era o momento de avaliarmos se seguíamos ou não com o processo. Nossa avaliação, assim como da pesquisa, é muito positiva, por isso daremos sequência à implementação do PROA em todos os processos da prefeitura”, comentou Nicoletti.
No período de avaliação da ferramenta, compreendido entre os dias 20/12/2021 e 20/03/2022 (90 dias), foram abertos 1.979 processos administrativos referentes às áreas de pessoal e recursos humanos. Estes processos representam um montante de mais de 21 mil folhas de papel que deixaram de ser utilizadas.
Na metade de abril serão iniciadas novas etapas de implementação do PROA nas secretarias. “Estamos caminhando rumo à modernização, com este sistema que permite a tramitação completamente eletrônica de processos. Até o final deste ano, queremos ter atingido 100% da prefeitura”, diz Daniela Reis, Secretária de Recursos Humanos e Logística.

A servidora Janaína Furlan, da Diretoria de Pessoal, relata que, como em toda mudança, havia uma apreensão no início da instalação do sistema, mas que já foi superada. “Agora vejo que é uma forma fácil e acessível de trabalhar. Temos algumas oportunidades de melhorias ainda, mas vejo (o uso do novo sistema) como positivo”, resume.
O software utilizado pelo Município foi criado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (Procergs). Este é o primeiro sistema implantado pelo órgão em um Município.

O que é o PROA?
O PROA é um sistema que permite a tramitação do processo administrativo com assuntos, sem um fluxo definido e com a sua tramitação integral em forma digital, através de atividades de cadastramento e movimentações efetuadas pelo próprio usuário.

Qual o seu objetivo?
Oferecer uma solução que permita a tramitação de um processo sem a necessidade de um workflow ou sistema específico do negócio. Nessa modalidade o usuário decide o que anexar ao processo e a quem destinar para a próxima atividade.

Foto João Pedro Bressan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *