Caxias do Sul é a quarta melhor cidade da região Sul classificada no Índice de Concorrências de Municípios Brasileiros 2021

Indicador busca proporcionar disseminação de boas práticas entre cidades brasileiras
Na quinta-feira (24/03), foi realizado o evento que divulgou os resultados do Índice de Concorrência dos Municípios Brasileiros 2021 (ICM). A cidade de Caxias do Sul foi uma das 61 cidades do Brasil selecionadas pelo Ministério da Economia para participar. Na região Sul do país, nove cidades participaram dos indicadores e Caxias foi o quarto melhor município rankeado da região e 17º no comparativo geral.
O projeto busca proporcionar um diagnóstico e identificação de boas práticas pelo país, além da disseminação destas ideias. Além de incentivo à melhoria institucional, o ICM serve também como uma importante ferramenta para atração de investimentos estrangeiros nas cidades brasileiras. O indicador está à disposição dos municípios para estruturarem e implementarem inovações legislativas trazidas pela Lei de Liberdade Econômica e pela Lei de Ambiente de Negócios, além de outras regulamentações discutidas em âmbito federal. A vice-prefeita, Paula Ioris, participou da reunião virtual de lançamento dos resultados do índice 2021.
“Ficamos em uma posição boa, mas seguimos a ideia de que o Índice estimula a comparação não com outras cidades, mas com as nossas boas práticas e nossas ações, saber como evoluímos e analisar nosso avanços. Caxias é uma cidade que vem agindo baseada em indicadores. Somos adeptos da ciência de dados e entendemos que trabalhar em cima destes índices é uma boa forma de sermos consistentes na gestão. Entendemos também que um dos fatores que podem ter nos ajudado a alcançar uma boa pontuação no ICM é a dedicação dos nossos servidores nas ações de resposta. A construção de um plano voltado a estas práticas é um legado não só para esta gestão, mas para Caxias”, destacou a vice-prefeita.
A cidade de Caxias se destacou em alguns tópicos de análise, como as boas práticas de Segurança Jurídica, onde foi a segunda cidade melhor avaliada da Região Sul, só atrás de Maringá-PR. No entanto, uma das principais avaliações do índice é de que o ICM não é um instrumento de competição entre os municípios brasileiros. Ao invés disso, os indicadores devem ser vistos como uma ferramenta de auxílio ao gestor público em seu processo de planejamento e tomada de decisão. O projeto foi lançado em setembro de 2021 e apresentou seu primeiro resultado.
Os estados da região Sul foram representados pelas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Florianópolis e Joinville. Ao todo, esses municípios abrigam 22% da população da região juntos.
Os resultados e mais informações do ICM estão disponibilizados para análise dos municípios no site: https://www.gov.br/economia/pt-br/acesso-a-informacao/reg/indice-de-concorrencia-dos-municipios-brasileiros-icm/resultados/resultados/ .
Foto Bianca Prezzi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *